Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PARABÉNS AOS JORNALISTAS DE PARAUAPEBAS

Nós jornalistas com diploma ou não, comunicadores sociais se soa melhor para os que tem canudo, trabalhamos para levar à sociedade um bem precioso: a informação.
Nesta tarefa - que a cada dia ganha mais importância e cria mais influência no metabolismo social - a atividade profissional do jornalista produz interpretação da realidade, indução de intenções, vontades, comportamentos e valores.

Em cada sociedade, os jornalistas ajudam a produzir cultura, a constituir ou a desconstituir movimentos coletivos, a legitimar ou questionar as relações de poder estabelecidas. Somos, portanto, profissionais que cumprem uma relevante função social.

Neste dia 7 de abril, dedicado a homenagear o profissional jornalista, chamamos a atenção da sociedade brasileira para a necessidade imperiosa de valorização da profissão e do profissional jornalista.

Tal valorização, necessária em função dos constantes ataques que a profissão tem sofrido em nosso paí­s, beneficia não apenas os profissionais, mas toda a sociedade. Não há democracia sem liberdade de imprensa e não há liberdade de imprensa sem jornalistas.

PARABÉNS A TODOS OS JORNALISTAS DE PARAUAPEBAS!





Polícia combate armas ilegais e jogos de azar em Parauapebas

As Polícias Civil e Militar intensificaram o combate à circulação de armas ilegais e aos jogos de azar em Parauapebas, sudeste do Estado. Três armas de fogo foram apreendidas, nos últimos dias, durante incursões na periferia da cidade. A descoberta das armas aconteceu durante levantamento efetuado pelas Polícias Civil e Militar no último dia 30, quando foi montada uma operação conjunta. Os policiais deslocaram-se até uma residência na rua Floriano Peixoto, quadra 3, bairro Bela Vista II, onde cercaram o imóvel.
Três homens armados saíram do local e passaram a atirar nos agentes. Cada um portava uma arma de fogo tipo revólver. Na troca de tiros, os três homens foram baleados e, apesar de socorridos, morreram. Eles foram identificados como os maranhenses Kleber de Brito Ferreira, 25 anos, e Francisco Alves da Silva, 32; e o paraense Lindomar Araújo, 23, natural de Jacundá. Este último, segundo levantamentos, tem passagem pela Polícia de Parauapebas por porte ilegal de arma de fogo e era foragido do Estado do Maranhão.
A ação faz parte de outras operações realizadas em conjunto pelas Polícias no município. Na semana passada, mais de dez máquinas caça-níqueis, apreendidas nos meses de fevereiro e março deste ano, em Parauapebas, foram incineradas após autorização da Comarca Criminal de Parauapebas, que acolheu representação do delegado Antônio Gomes de Miranda Neto. A destruição foi acompanhada pelo juiz Líbio Moura e pelo promotor de Justiça Danilo Colares.
Fonte: Walrimar Santos - Polícia Civil

CONGRESSO PARAUAPEBAS EM FAVOR DA CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJAS - VIDEO

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Agricultores expulsos de terra indígena do Sul do Pará, protestam amarrados em frente a ministério

Cerca de 120 agricultores da Reserva Indígena Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará, protestam em frente ao Ministério da Justiça nesta quarta-feira (6) contra uma decisão do governo que autoriza a retirada de cerca de 2.000 famílias da área.

Os manifestantes, que estão amarrados uns aos outros, também reclamam da presença da Polícia Federal e da Força Nacional na região. Segundo os agricultores, agentes montaram guaritas nas entradas da terra indígena para controlar o acesso ao local.
A agricultora Aparecida Lima Mendonça, que participa do protesto, pediu respeito aos direitos humanos.
- Somos trabalhadores.
A presidente da Associação de Agricultores do Valecedro, Ângela Maria Nunes, disse que as famílias moram no local há mais de 30 anos e que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) não está cumprindo o compromisso assumido com os trabalhadores de assentá-los em condições semelhantes às atuais, além de pagar indenizações por melhorias feitas em suas propriedades.
- Tudo que tem na terra fomos nós que fizemos, é o nosso trabalho de uma vida toda. Só os pés de cacau são mais ou menos 1 milhão.
O diretor de Programas do Incra, Raimundo Lima, garantiu que em 20 dias, no máximo, as famílias serão informadas sobre as indenizações. O Incra e a Funai (Fundação Nacional do Índio) farão um levantamento do número de famílias que habitam a área e das melhorias que devem ser indenizadas.
- Qualquer benfeitoria feita após 2004 não será considerada e as famílias que ocuparam [a terra] após esse período também não serão indenizadas.
Em 2004 foram feitas as demarcações. Três anos depois, a área Apyterewa foi reconhecida como reserva indígena de comprovada ocupação tradicional pelos índios Parakanã. O levantamento do Incra e da Funai reconhece a presença de 1.254 famílias de agricultores no local

ESPETÁCULO DE TEIAS DE ARANHA EM ÁRVORES

As enchentes que atingiram algumas áreas do Paquistão no ano passado acabaram gerando um efeito inesperado: um espetáculo de teias de aranha em árvores.


Por causa da alta das águas, milhões de aranhas procuraram locais mais altos como abrigo.

Devido à escala das enchentes e ao fato de que o nível da água levou muitos meses para baixar, diversas árvores ficaram completamente envoltas em teias de aranha.

NA CÂMARA MUNICIPAL LUZ, CÂMARA... AÇÃO!


O projeto “Luz, Câmara... Ação!” apresenta uma programação de cinema musical e nostálgica, toda quarta-feira terá uma filmografia documental sobre a história televisiva e musical do nosso país. Com documentárias e curtas, e para abrilhantar o mês será apresentado um excelente documentário “Alô, Alô Terezinha!” um filme de Nelson Hoineff que narra o fantástico mundo do maior comunicador da TV Brasileira, Abelardo Barbosa, nosso saudoso Chacrinha.

Alô, Alô Terezinha!

Direção: Nelson Hoinef
Doc – 1h30min – Classificação 14 anos
Sinopse: Entre os anos 50 e 80, Chacrinha foi o apresentador de programas de auditório mais famoso do Brasil. Irreverente e com um estilo próprio, ele comandou programas que se tornaram recordistas de audiência e atraíram o gosto popular. Ao mesmo tempo lançou diversos artistas que depois se firmaram na música brasileira, além de criar aquelas que ficaram no imaginário popular masculino: as chacretes.
Serviço
Onde: Câmara Municipal de Parauapebas
Horário: a partir das 19h
Realização: Labirinto Cinema Clube
Parceria: Câmara Municipal de Vereadores e ABCOM
Entrada Gratuita

Ação Pública em comemoração ao dia mundial de Saúde em Parauapebas


A Secretaria Municipal de Saúde ( Semsa) realizará no dia 08, sexta-feira, das 8h ás 16h, uma ação pública de saúde em comemoração ao dia mundial da saúde.  A ação acontecerá na escola de ensino fundamental Domingos Cardoso da Silva, localizada na Rua Cristovão Colombo entre Casa Popular I e II.
Durante o evento serão realizadas palestras, teste da orelhinha e do pezinho, atendimento médico pediátrico,orientações de enfermagem, teste rápido HIV/AIDS(300), distribuição de preservativos masc.(2.000), feminino(100), vacinas, tipagem sanguínea, atendimento farmacêutico, corte de cabelos,  exames corporais para diagnóstico de hanseníase, cadastro no programa Cartão SUS, dentre outros serviços.
Serviço:
Ação Pública de Saúde
Local: escola de ensino fundamental Domingos Cardoso da Silva
Data:08/04/2011 ( sexta-feira)
Horário: 08h às 16h
Fonte: Ascom/PMP

Parauapebas terá 1º Campeonato Feminino de Xadrez

Nos dias 9 e 10 de abril, será realizado o 1º Campeonato de Xadrez Feminino de Parauapebas. A competição ocorrerá no ginásio Poliesportivo e será desenvolvida no sistema suíço de cinco rodadas, em ritmo de 65’ KO para cada jogador. A arbitragem ficará por conta de Francisco Araújo e equipe, sob a supervisão de Clauber Martins.
A pontuação da competição será valida para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e para o seletivo do Campeonato Paraense de Xadrez Feminino, que ocorrerá nos dias, 22, 23 e 24 de abril, em Belém.
INSCRIÇÕES:
Data: de 4 a 9 de abril
Local: Ginásio Poliesportivo - bairro Beira Rio sala do xadrez nº. 2 Horário: 8h às 18h – (sábado plantão até às 8h)
Informações: (94) 8136-0455 / 9116-3458
Valor da inscrição: 20 (vinte) reais
Documentos: Comprovante de residência ou declaração escolar
PREMIAÇÃO:
Troféus e premiação especial para: 1º, 2º e 3º Lugar
PROGRAMAÇÃO:
Dia 09/04 – 8h00 – Término das inscrições
Dia 09/04 – 8h30 – Congresso técnico
Dia 09/04 – 9h00 – 1ª Rodada
Dia 09/04 – 14h – 2ª Rodada
Dia 09/04 – 16h15 – 3ª Rodada
Dia 10/04 – 10h – 4ª Rodada
Dia 10/04 – 14h– 5ª Rodada
Dia 10/04 – 16h– Premiação e Encerramento

ORGANIZAÇÃO

Departamento de Xadrez de Parauapebas - DXPEBAS
Realização: Federação de Xadrez do Pará – FEXPA e Prefeitura Municipal de Parauapebas/Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Embaixador italiano visita Parauapebas

"O Norte e o Nordeste estão crescendo mais que o restante do Brasil. São o futuro. A tendência é interessante", afirmou o embaixador da Itália no Brasil, Guerardo La Francesca, durante reunião nesta terça-feira (5) no Centro Integrado de Governo (CIG), com o secretário adjunto de Projetos Estratégicos, David Leal, representantes da empresa Vale no Estado e da Fundação Vale, tendo à frente o diretor presidente Sílvio Vaz. Uma comitiva de empresários italianos, acompanhada da assessora Oslecy Garcia, também esteve presente.
Desde agosto de 2009 no país, Guerardo La Francesca já visitou o Pará quatro vezes. O embaixador convidou David Leal para apresentar o Pará na Embaixada Italiana em Brasília. De acordo com La Francesca, seria importante conhecer melhor as potencialidades do Estado, seus núcleos econômicos e geográficos, entre outras informações.
Durante o encontro, que contou com uma apresentação sobre a Estação Conhecimento da Fundação Vale, David Leal pediu aos empresários italianos que o ajudem a resolver um entrave antigo no Pará: a industrialização do couro. "Nós temos o terceiro maior rebanho do país, mas a maior parte do couro produzido aqui sai in natura. Não temos nem semi-acabados e nem acabados", disse o secretário adjunto.
Segundo ele, o couro paraense segue para ser industrializado em outros Estados e países. "O embaixador poderia nos ajudar a identificar um grupo de empresários na Itália que pudesse nos ajudar", frisou.
No final da reunião, o embaixador repassou uma Comenda ao secretário adjunto, para ser entregue ao governador Simão Jatene, além de uma camisa com ícones das culturas brasileira e italiana.
Antes de participar da reunião, a comitiva formada por 15 empresários italianos esteve no município de Parauapebas, no sudeste do Estado, visitando a Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado, onde existe uma Estação Conhecimento mantida pela Fundação Vale desde 2009, em área habitada por cerca de 120 famílias de agricultores

Ministério Público quer paralisação de mina da Vale no Pará

O Ministério Público Federal (MPF) voltou à Justiça para pedir a paralisação da mina da Vale. Segundo o MPF, a Justiça obrigou a mineradora a pagar imediatamente compensação a quilombolas atingidos pelo empreendimento da mina Miltônia 3, no Pará. O MPF quer que o pagamento seja feito para todas as famílias e que atividades da mina sejam suspensas.
O MPF se baseia na decisão da Justiça, publicada no último dia 31, que reconhece o descumprimento de pré-requisitos do licenciamento ambiental da mina Miltônia 3 pela Vale.
“A decisão, da juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho, deu prazo de dez dias para que a mineradora comece a pagar mensalmente valores fixados em um e três salários mínimos a 788 famílias da comunidade quilombola de Jambuaçu, em Moju, nordeste do Estado. A empresa também foi obrigada a implementar, dentro de 30 dias, plano de geração de renda para as famílias”, informa o MPF, por meio de nota.
O procurador da República Felício Pontes Júnior, autor da ação, recorreu da decisão nesta terça-feira, 5 de abril. No recurso, Pontes Jr. pede que o valor da compensação mensal seja determinado em cinco salários mínimos para todas as famílias e que as atividades da mina sejam suspensas.
Segundo o MPF, a legislação é clara em estabelecer que a violação dos termos do licenciamento ambiental deve levar à suspensão da licença expedida para o empreendimento e, consequentemente, das atividades da mina. “Até a presente data, não há notícia do cumprimento da condicionante pela empresa licenciada”, registra a decisão judicial.
“O impacto se dá sobre todo o território quilombola, não se podendo fazer a distinção entre famílias mais afetadas e menos afetadas, notadamente devido à contaminação das águas e assoreamento de igarapés”, diz o procurador da República no recurso. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a instalação dos minerodutos e da linha de transmissão representa a perda de 20% do território da comunidade.
(André Borges | Valor)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

SAÚDE PÚBLICA - CHARGE AMARILDO

Quinze anos após o Massacre de Carajás, MST faz Abril Vermelho

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) quer aproveitar a jornada nacional de lutas, mobilização mais conhecida como Abril Vermelho, para inaugurar a agenda da reforma agrária no governo Dilma Rousseff.
De acordo com Ulisses Monaças, da coordenação nacional do movimento no Pará, “a intenção é reconduzir a pauta e colocar a reforma agrária na agenda do governo”. Segundo ele, o MST fará campanha contra o uso de agrotóxicos na lavoura. “O Brasil é o maior consumidor de veneno no mundo.”
Além do retorno da pauta da reforma agrária, esquecida desde a campanha eleitoral de 2010, segundo Mauro, o Abril Vermelho marca a passagem dos 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás (Pará), quando 19 trabalhadores foram assassinados na Rodovia PA-150 pela Polícia Militar do estado.

“O Abril Vermelho é sempre uma mobilização simbólica contra a violência no campo”, lembrou Ulisses Monaças. Em Eldorado de Carajás, o MST fará um “acampamento pedagógico” com 500 jovens entre os dias 10 e 17 deste mês. Em Belém, 700 trabalhadores rurais ficarão acampados na Praça da Leitura entre 15 e 19 deste mês.

Centro Europeu treina equipe da Vale

No mês de março, a Vale reconheceu a excelência do Centro Europeu e encaminhou um grupo de dez funcionários, responsáveis pelo atendimento na Casa de Hóspedes da Vale, em Carajás (Pará), para receber treinamento nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia na escola curitibana.

"Em dezembro, nós contratamos uma nova equipe para a Casa de Hóspedes da Vale. Como nós já conhecíamos o trabalho oferecido pelo Centro Europeu, tivemos a ideia de realizar um treinamento geral sobre hotelaria, atendimento e assuntos técnicos ligados a cada uma das funções", contou Luana Lima Paes, do Centro de Serviços Compartilhados da Vale
Em Curitiba, os dez profissionais, responsáveis pela operação e gestão da hospedagem da unidade de Carajás, receberam um treinamento completo e puderam usufruir de toda a estrutura do Hotel Escola Centro Europeu Tourist e da Sede Gourmet, unidade da escola voltada para pratica da gastronomia e que engloba cozinhas didáticas completas, equipadas com os melhores equipamentos do mercado e preparadas para receber alunos de todas as partes do país.
"O Centro Europeu foi um grande privilegiado por participar da capacitação de profissionais de uma das empresas mais respeitadas do mundo. Para superar as expectativas, preparamos uma programação exclusiva que envolveu toda a estrutura física da escola e a nossa renomada equipe de professores", explica Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu.

EDIÇÃO 32 DO NORNAL REPORTER POPULAR


Já está circulando a Edição 32 do Jornal Repórter Popular, com destaque para a mudança de gestão da CDL, ACIP e SIPRODUZ.
* Projeto S11D em Canaã dos Carajás, com capacidade produção de minério de ferro maior que da Serra dos Carajás.
* O Sucesso dos blogs de Parauapebas
* Situação Fundiária de Parauapebas, entre outras materias interessantes.
Vale a pena ler!

Paratur leva Turismo Legal a Marabá e região

Técnicos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) estão realizando desde o último dia 28 de março uma jornada de palestras e vistorias nos principais municípios do pólo turístico Araguaia Tocantins. O objetivo, segundo o presidente da Paratur, Adenauer Góes, é levar aos municípios informações e orientações necessárias aos empreendedores da área, facilitando o fomento e assim o desenvolvimento do turismo naquela região.
Adenauer explica que algumas atividades fazem parte do cronograma de execução de dois convênios firmados em parceria com o Ministério do Turismo (MTur). Durante 15 dias, os técnicos do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur visitarão as cidades de Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Jacundá e Itupiranga.
Na próxima quarta-feira, dia 6, a equipe da Paratur, incluindo a Dioretoria de Fomento, realiza em Marabá, a partir das 14h, as palestras "Construção das Políticas Públicas para o Turismo" e "O papel da Instância de Governança Regional no desenvolvimento da atividade turística". Na quinta-feira, dia 7, a partir das 8h, realiza oficinas com os profissionais locais, ligados ao pólo Araguaia Tocantins, visando construção de diagnóstico (identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas) dos municípios que integram o pólo.  Mais informações
Benigna Soares - Ascom Paratur