Pesquisar este blog

sábado, 3 de março de 2012

POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE MATAR DIRETOR DE TRÂNSITO DE CANAÃ DOS CARAJÁS


Dois homens foram presos nesta sexta-feira(2) à tarde, por volta das 13h40, por uma guarnição da policia de Água Azul do Norte, como suspeitos de terem assassinado à tiros o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Canaã dos Carajás-PA, Severino Constantino Neto, conhecido por "Neto Despachante", com seis tidos.
Depois do homicidio, a policia da região se mobilizou para tentar prender os assassinos que, segundo testemunhas, teriam fugido em um carro prata em direção as cidades de Água Azul do Norte e Xinguara.
De posse dessas informações, o comandante do 17° Batalhão Carajás, coronel Dilson Barbosa, colocou nas principais estradas vicinais que interligam a região, policiais armados com o objetivo de patrulhar a área e tentar prender os acusados.
Foi uma guarnição de Água Azul do Norte, sob o comando do Sargento Divino que se deparou com os dois acusados, num carro Corsa SEdan Classic, prata, placa NNB 9120(São Luis-MA), na vicinal Casa Branca, uma das estradas do interior que liga Canaã dos Carajpas a PA 279. Dentro do veículo os policiais encontraram um revolver 38, municiado com bala e R$2.704,00 em dinheiro.
Os dois suspeitos foram conduzidos para Xinguara, onde se apresentaram primeiro no Quartel da PM e depois na Delegacia de Policia para prestarem depoimento ao delegado de plantão Marcos Vicinius Camargos(Edmar Brito).

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CASO: ESPOSA FOI A MANDANTE DO CRIME.


Também esta presa a ex-mulher da vítima, Eliane Maria Rosa de Sousa, de 36 anos, ela foi presa no velório da vítima e confessou ter sido a mandante do crime. Givaldo Sousa de Sá, 46 anos, residente em Canaã, confessou, em interrogatório à policia, ter sido o intermediário das negociações com o pistoleiro. Givaldo também é o atual namorado de Eliane. Em depoimento ela contou que viveu com a vítima durante dez anos e desde que se separou dele, há dois anos, vivia em constantes ameaças e sob pressão psicologica sem poder se relacionar com nenhum outro homem, motivo pelo qual decidiu contratar o pistoleiro Antonio Ribeiro Mendonça de 46 anos, residente de Tucumã-PA.
Fonte: blog: Otavio Araujo

sexta-feira, 2 de março de 2012

AVISO IMPORTANTE: Interrupção no abastecimento de água em Parauapebas


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) informa a toda população que o abastecimento de água foi interrompido para toda a cidade nesta sexta-feira, 02, devido à queima da bomba do sistema de captação de água bruta, e de uma ruptura na estação elevatória de água filtrada localizada no bairro Bela Vista.
A previsão é de que a partir das 18:30h de hoje o abastecimento seja reiniciado em fase de teste com distribuição gradativa de água para alguns bairros. A previsão de normalização para toda a cidade é para amanhã, 03.
Fonte: Assessoria Imprensa PMP

XXII ENCONTRO DA MULHER DE PARAUAPEBAS


Mulheres que coloriram o mundo promovendo a paz.  Esse será o tema do 22° Encontro da Mulher de Parauapebas, que será realizado de 5 a 30 de março. O Encontro da Mulher de 2012 fará uma justa homenagem às mulheres que, com seu sonho de uma vida melhor para si e para o próximo, ousaram lutar e trabalharam duramente para realizá-lo. Ganhadoras e indicadas para o Prêmio Nobel da Paz, serão as homenageadas pelas mulheres de Parauapebas.
O evento tem como objetivos mobilizar as mulheres de Parauapebas para a importância da comemoração do Dia Internacional da Mulher e exercitar o espírito de liderança, motivação e cooperação. Além disso, pretende agregar, durante a realização do evento, diferentes classes sociais e culturais, independente de qualquer convicção política e religiosa.
O 22° Encontro da Mulher de Parauapebas está cheio de novidades com programação diversificada que conta com atividades, esportivas, sociais, culturais e lúdicas.

Esportivas
As Olimpíadas da Mulher ocorrerão, de 5 a 9 de março no Ginásio Poliesportivo e como  acontece há dois anos, está desvinculada da gincana, ou seja, não conta ponto para as equipes. Serão disputadas as modalidades de voleibol, handebol, futsal, karatê (competição mesmo e não mais apresentação de katar), xadrez e tênis de mesa. As equipes e atletas individuais serão premiados em dinheiro.
Culturais
Já as atividades culturais como: Macha para Mulheres, Grito da Paz, shows locais e o show nacional serão realizadas entre os dias 15 e 17 de março na Praça de Eventos.
Seminário
Ainda em alusão ao dia da mulher, será realizado um seminário nos dias 29 e 30 de março, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará e com a AMEPA (Associação dos Magistrados do Estado do Pará), sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Fonte: Assessoria Imprensa PMP

Novos cartões do Programa Bolsa Família já estão na Semas


A Secretaria de Assistência Social e Caixa Econômica Federal informam que chegaram 5.000 novos cartões do Programa Bolsa Família e Cartão Cidadão.
As pessoas que fizeram seus pedidos devem conferir a lista com os nomes que se encontra fixada nas escolas, nos postos de Saúde, Hospital Municipal, associações de bairros, Casas Lotéricas, agências dos Correios e na Caixa Econômica.
Se seu nome estiver na lista, compareça no período de 12 a 29 de março na Semas, sala do Bolsa Família, com todos os documentos pessoais.
Não deixe para última hora e compareça de 12 a 29 de março na Semas.
22° Encontro da Mulher de Parauapebas terá programação diversificada.
Fonte: Assessoria imprensa PMP

Diretor do Trânsito de Canaã dos Carajás foi assassinado


Foi assassinado com seis tiros de revólver, na manhã desta sexta-feira(2), o diretor do Departamento Municipal de Trânsito do Municipio de Canaã dos Carajás, Severino Constantino Neto, conhecido como "Neto Despachante", no momento em que a vítima seguia de moto pela Avenida Wênio Cavalcante, para o seu local de trabalho.
Conforme as primeiras informações, Severino teria sido assassinado pelos ocupantes de um carro Vectra e morreu no local do crime. A policia começou a efetuar as primeiras diligências para prender os criminosos.
Fonte: blog: Otavio Araujo

FILMES EM CARTAZ - UNIQUE SHOPPING PARAUAPEBAS


Filmes em Cartaz - Sessões à partir das 13:00hs
* A Saga Molusco - Anoitecer
* Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança
* Sherlock Holmes - O Jogo das sombras
* Viagem 2: A Ilha Misteriosa
Programação Completa: clique aqui

Coral de Servidores Públicos de Parauapebas realiza seleção para novos integrantes


O Coral dos Servidores Públicos da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), informa que realizará seleção de novos coristas para a temporada 2012.
O candidato deverá ter, preferencialmente, alguma experiência em grupos vocais e ser servidor público municipal.
As inscrições para a seleção serão realizadas no período de 02 à 07/03/2012, na CTRH no horário de 08h às 14h. No ato da inscrição o candidato deve apresentar a cópia do último contracheque. A seleção acorrerá nos dias 8 e 9 de março nos seguintes horários:

Dia: 08/03/2012 (quinta-feira);
Horário: de 9h às 13h ;
Local: Auditório da Prefeitura

Dia: 09/03/2012 (quinta-feira);
Horário: de 9h às 13h e 15h às 17h;
Local: Auditório da Prefeitura

SUS no Pará tem a pior avaliação do Brasil


Na visão do povo do Pará, o Sistema Único de Saúde (SUS) presta os piores serviços do país em atendimento à população. O Índice de Desempenho do SUS (Idsus), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país, criado pelo Ministério da Saúde, registrou no Pará, entre 2008 e 2010, o pior índice de avaliação entre os estados brasileiros. Belém é a segunda capital brasileira com os piores serviços, segundo o levantamento.
O índice avalia com pontuação de 0 a 10 a municípios, regiões, estados e ao país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.
Segundo o índice, o Brasil possui Idsus equivalente a 5,47. A avaliação do sistema no Pará é a pior no Brasil, com pontuação de 4,17. Santa Catarina (6,29), Paraná (6,23) e Rio Grande do Sul (5,90) receberam as maiores notas. A região Sul teve pontuação de 6,12, seguida do Sudeste (5,56), Nordeste (5,28), Centro-Oeste (5,26) e Norte (4,67).Matéria completa Diário do Pará online, clique aqui

Parauapebas promove campanha:“Não! A todo tipo de Violência Contra Crianças e Adolescentes”.


Diante da onda de violência que anda assolando a cidade de Parauapebas a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciou durante o carnaval a campanha  “Não! A todo tipo de Violência Contra Crianças e Adolescentes”.
Equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), um dos programas da Semas, desenvolveu ações de distribuição de panfletos e adesivos, informando à comunidade sobre a temática da campanha.
Banners foram colocados em locais estratégicos e adesivos colados em carros, com a intenção de mobilizar e despertar as pessoas para abraçarem a ideia.
A campanha é contra a exploração sexual, abuso sexual, a negligência, aos maus-tratos, ao bullying e ao trabalho infantil, situações que acontecem muito na região e no município.
As ações continuam durante o ano todo, focando também o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
Palestras em escolas e nas comunidades serão realizadas até o final do ano, para dar mais destaque nos trabalhos que estão sendo realizados.
Toda campanha está sendo realizada pela prefeitura, por meio da Semas, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas (Comasp), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), Conselho Tutelar de Parauapebas, além dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Projeto Pipa e Dique Denúncia.
"Cuidar das crianças e adolescentes é um dever de todos". 
Se você souber de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo algum tipo de violência, denuncie para o Conselho Tutelar pelo fone 3356-2150, ao Dique Denúncia, pelo fone 3346-2250 ou e pelo Disque 100
Fonte: site: Pebinha de Acucar/blog:Contraponto

quinta-feira, 1 de março de 2012

Aprovado requerimento do deputado Zimmer que pede policiamento ostensivo nas escolas de Parauapebas


A realização de ronda policial ostensiva nas escolas de Parauapebas e nas proximidades foi proposta pelo deputado estadual Milton Zimmer (PT), em requerimento aprovado na sessão desta quarta-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Pará.
De acordo com o deputado, o objetivo é garantir segurança aos jovens e adolescentes estudantes que estão sendo vítimas da violência no município e coibir a ação dos bandidos.
Depois do assassinato brutal de Ana Karina, em 2010, o município volta a engrossar as estatísticas de criminalidade com a morte da adolescente Thaís Santos Feitosa de apenas 12 anos, assassinada em fevereiro. A vítima teve as pernas e braços cortados e a cabeça decepada. Outra jovem, Josiane Silva de 28 anos ainda continua desaparecida desde janeiro.
Para o deputado é preciso agir rápido para que os alunos não deixem de ir à escola por insegurança e medo. “A ausência de um sistema de segurança efetivo abre espaço para a criminalidade. Acredito que com o trabalho de prevenção será possível inibir a ação dos criminosos em torno das instituições escolares e proporcionar maior segurança aos alunos e professores”, esclarece o deputado, destacando que poucos investimentos em segurança pública nos municípios do interior favorecem a prática de atos criminosos que ganham proporções maiores por falta de policiamento e presença do Estado.
Fonte: Zedudu

Contemplados do Programa Minha Casa, Minha Vida em Parauapebas realizam vistoria em suas futuras residências


A realização do sonho da casa própria está cada vez mais próxima dos beneficiados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em Parauapebas. Foi realizada na quarta-feira, 29, a primeira visita de beneficiados às suas respectivas moradias para averiguação da construção. Estiveram presentes no empreendimento cerca de 100 pessoas contempladas.
Os moradores foram divididos em grupos por quadra e terão turmas pela manhã com saída às 8 h e turmas à tarde com saída às 14 h. Após a visita, a Caixa Econômica Federal (CEF) iniciará o processo de elaboração dos contratos para sua devida assinatura e, posteriormente, marcará a data de entrega oficial do empreendimento.
A equipe da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e o secretário Antonio Neto aguardaram todos os beneficiários do dia na Casa de Habitação, setor de cadastramento, onde foram conduzidos aos ônibus disponíveis para levá-los até o Residencial dos Minérios. A equipe da empresa HF Engenharia, construtora responsável pelo empreendimento, já esperava o grupo com as chaves de cada moradia a ser visitada.
O morador ao olhar seu imóvel, responde ao check list da CEF que descriminava os itens a serem avaliados pelo contemplado e assina afirmando estar ciente das condições do empreendimento.
A visita continua até o dia 05/03. Esse dia ficará disponível apenas para os moradores que por algum motivo justificável não puderem fazer a visita na data marcada.
A cada dia serão realizadas em média 200 visitas, sendo 100 no período da manhã e 100 à tarde. A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) está disponibilizando dois ônibus para levar os contemplados ao local da visita, com saída da Casa de Cadastramento da Sehab, localizada na Rua 03 A, nº 07, Bairro União. Deverá comparecer somente o contemplado ou um representante da família, portando seus documentos pessoais e os do beneficiário que autorizou a visita.
Os beneficiários podem confirmar a data de sua visita na Casa de Cadastramento da Habitação ou pelos telefones (94) 3346-8534 / 3356-0934.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

AUMENTA O VALOR DA RECOMPENSA - CASO THAÍS DE PARAUAPEBAS



O Disque Denúncia em Parauapebas, com apoio da Associação Comercial Industrial de Parauapebas-ACIP,  aumentou a recompensa anteriormente oferecida por informações que ajudem a elucidar a morte da jovem Thais Santos Feitosa que passou de R$ 3 mil, para R$ 5 mil.
A policia continua a procura do(s) responsável(eis) pelo assassinato da menor Thais Santos Feitosa, 12 anos, que saiu de casa no dia 10 de fevereiro para ir à escola, e não mais foi vista. Após 4 dias desaparecida foi encontrada morta de forma brutal tendo a cabeça e membros decepados.
O caso gerou um clima de insegurança e medo na cidade .
Diversas informações foram repassadas à Polícia através do Disque-Denúncia e estão sendo investigadas.
Caso você tenha alguma informação, ligue para  (94) 3346-2250 e denuncie. Sua identidade será preservada. Ajude.

TÁ NA HORA DE FAZER SEU PRÓPRIO FILME EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de fomentar a produção audiovisual em Parauapebas o Labirinto Cinema Clube lança o Prêmio LabCine – Edital de apoio à produção de filmes no formato de curta-metragem até 10 min, que dará suporte técnico aos vencedores para filmar e editar sua produção As inscrições começaram dia 27 fevereiro e vão até o dia 27 de Março e serão feitas pelo SITE :http://www.labirintocinemaclube.com.br/

POR PARSIFAL PONTES - SOBRE OS JUÍZES DO BRASIL


A cruzada da corregedora Calmon deve ser apoiada pelo Congresso como já o é pela sociedade.
O Brasil precisa ser chamado aos costumes, mas alguém precisa ajudar a ministra a conter seus ímpetos verbais.
Em busca de frases de efeito ela acaba fulanizando a questão e se transformando em um Ciro Gomes de saias.

MATÉRIA DA REVISTA EXAME: Vale pretende crescer sem aquisição


O presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou que a companhia pretende focar no crescimento orgânico e que, no momento, não está em negociação para compra ou joint-venture com nenhuma outra por esse motivo. A afirmação foi feita durante a teleconferência com analistas da empresa no ultimo dia 16.
A resposta foi dada depois de um analista perguntar a opinião da companhia sobre as fusões e aquisições que vem acontecendo no setor de mineração, como a da Glencore e Xstrata, anunciada este mês. “A Glencore já possuía cerca de 34% das ações da Xstrata, foi natural ela estar em processo de adquirir as demais ações”, afirmou Ferreira.
De acordo com o executivo, o foco no crescimento orgânico se deve à expectativa da companhia com os projetos de exploração de minério de Rio Colorado, na Argentina, e da Serra Norte de Carajás (a empresa recebeu a licença ambiental para operá-lo recentemente). “Esses projetos já nos trazem grandes desafios neste momento”, disse ele.
A empresa ainda acredita que a maioria das consolidações o setor aconteceram entre 2004 e 2009, sendo que hoje as empresas passam por uma fase de finalizar esses processos e maturar os negócios fechados, as empresas compradas. “Por esse motivo acreditamos que as transações de fusão e aquisição devem se estabilizar daqui pra frente”, afirmou Ferreira.

Sespa divulga novo balanço de dengue do início de 2012 -Parauapebas teve 1.088 casos notificados


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou, na última quinta-feira (23), o Informe Epidemiológico Nº 06/2012 da situação da Dengue no Estado. Até agora, foram notificados 3.970 casos suspeitos da doença, dos quais 1.004 casos confirmados com a seguinte classificação final: 995 casos de dengue clássica (DC), 6 de dengue com complicação (DCC), 2 de febre hemorrágica da dengue (FHD) e 1 caso de síndrome do choque da dengue (SCD).
Os municípios com maior número de casos notificados são: Parauapebas (1.088), Belém (622), Marabá (400), Ananindeua (329) e Marituba (149). Em relação aos casos confirmados, os municípios com maiores registros são Parauapebas com 367, Belém com 167 e Ourilândia do Norte com 94 casos. No que tange a óbito por dengue, existe apenas um caso confirmado em Parauapebas, porém seis ainda estão em investigação no Estado.
Entre as atividades realizadas este ano, a coordenadora estadual de Controle da Dengue, Aline Carneiro, destacou a avaliação das atividades de controle da doença nos municípios de Marabá, Parauapebas, Salinópolis e Santa Luzia do Pará. “Além disso, estão sendo feitas atividades de mobilização e avaliação do Plano de Contingência em 56 municípios do Estado no período de 14 de fevereiro a 4 de abril”, acrescentou.
Fonte: Agencia Pará de Noticias

Justiça determina melhora no atendimento da Celpa


A Justiça Federal determinou que a Centrais Elétricas do Pará (Celpa) deve apresentar um plano de atendimento às metas de qualidade estabelecidas pela legislação para o Centro de Atendimento ao Cliente (CAC), o call center da empresa. O plano tem que ser apresentado dentro de 60 dias e sua execução deve ser iniciada dentro de 60 dias após a apresentação do plano.
Caso a Celpa não cumpra a decisão, será multada em R$ 100 mil a cada dia de atraso na implementação do plano. Tomada na última sexta-feira, 24 de fevereiro, a determinação judicial é da juíza Ana Carolina Campos Aguiar, da 5ª Vara da Justiça Federal em Belém. Os prazos começam a valer assim que a empresa for oficialmente notificada da decisão.
Segundo investigação do Ministério Público Federal (MPF), que ajuizou a ação em julho de 2011, o número de atendentes do call center é insuficiente. E dados que o MPF recebeu da Agência Estadual de Regulação e Controle dos Serviços Públicos e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comprovam que o serviço oferecido pela Celpa é precário.

MULHERES DO PMDB DE PARAUAPEBAS VÃO SE REUNIR NO DIA 10


As lideranças do PMDB Mulher estarão no próximo dia 10 de março em Parauapebas com as afiliadas e pessoas interessadas em participar dessa grande reunião do partido. O encontro é para nomeação da diretoria da provisória e discussão de temas sobre a importância da participação da mulher na politica.
O encontro contará com as presenças da deputada federal Elcione Barbalho(foto) – presidente de honra do PMDB Mulher Nacional e presidente do PMDB-Mulher do Pará; da deputada federal Fátima Pelaes, presidente nacional do PMDB Mulher; Sonia Targino – coordenadora regional PMDB Mulher- Pará; e Neci Barata, do PMDB Mulher Pará.
De acordo com a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita , que também estará presente na ocasião, o momento é comemoração e reunião de forças positivas das mulheres que representam o partido e têm grande peso nas próximas eleições.
Criado em 2002, O PMDB Mulher é um órgão de cooperação e ação partidária voltado para a participação efetiva das mulheres no processo político, e com diretório na maioria das cidades brasileiras.
Fonte: ZM News

Defesa Civil alerta municípios sobre nível dos rios


Defesa Civil do Pará está emitindo boletins diários aos órgãos estaduais sobre o monitoramento dos rios nos municípios do interior do Estado com maiores riscos de enchentes. Segundo o último levantamento, Marabá e Altamira, no sudeste e sudoeste paraenses, respectivamente, são as cidades com os níveis mais elevados e que podem, a qualquer momento, decretar estado de alerta.
A emissão de boletins informativos diários faz parte do plano de contingência implantado no início do ano, por conta do período em que começa o chamado inverno amazônico, que compreende os meses de dezembro a junho.
O monitoramento feito pelas equipes da Defesa Civil indica que o nível do rio Tocantins atingiu no ultimo domingo (26) 11,26 metros, ficando 1,26 metro acima da cota de alerta. Nas últimas 24 horas, a chuva atingiu 27 milímetros no município de Marabá, o que representa um percentual de 6,75% da precipitação prevista para essa localidade em fevereiro desse ano. Na cidade, 307 famílias foram afetadas com a cheia do rio e estão em abrigos públicos.
O município de Santana do Araguaia, também na região sudeste, decretou estado de emergência por conta da queda de pontes e obstrução de vicinais. Apesar dos transtornos, a cidade ainda não registra o número de desabrigados. O processo foi encaminhado à Secretaria Nacional de Defesa Civil para reconhecimento, deliberação de ações e envio de recursos estaduais e federais ao município.
No sudoeste do Estado, o rio Xingu, em Altamira, também subiu, deixando a cidade em estado de alerta. O número de desabrigados, de acordo com o último boletim emitido pela Defesa Civil, chega a 104 famílias. Em Itaituba a situação também começa a se agravar. Nas ultimas 24 horas, a chuva atingiu 42,1 milímetros, um percentual de 13,58% da precipitação prevista para o período.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel José Augusto Almeida, o plano de contingência está em plena execução. As prefeituras dos municípios considerados em estado de alerta ainda têm condições de conduzir os desastres provocados pelas chuvas. Apesar dos volumes de água ainda serem considerados normais pelos órgãos de monitoramento climático, é preciso estar alerta para a cheia dos rios.
O plano de contingência contempla ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução voltadas para atender a população dos municípios atingidos por enchentes. Durante o período crítico, de março a junho, todos os municípios situados no entorno dos rios Amazonas, Araguaia, Tapajós, Tocantins e Xingu deverão receber atenção especial da Defesa Civil. O plano está dividido em quatro etapas, e a terceira começa em março, quando o nível dos rios atinge a cota de alerta e a Defesa Civil fica a postos para atender a qualquer chamado dos municípios das áreas de risco.
Com informações da Agência Pará

Professores ameaçam parar se Estado não pagar piso


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) afirmou que existe a possibilidade do ano letivo de 2012 não começar em abril, conforme o previsto no calendário da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), caso o governo estadual não se comprometa a pagar o novo piso de R$ 1.451,00, anunciado pelo Ministério da Educação anteontem. O secretário de comunicação do Sintepp, Antônio Neto, disse que a decisão dessa paralisação foi tomada em assembleia, realizada na última semana no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), e deverá ser ratificada no XX Congresso Estadual do Sintepp, que se inicia amanhã e se estende até o dia 3, na sede social do Paysandu.
O secretário do sindicato disse ainda que o governo federal anunciou tardiamente o aumento de 22,22% do piso salarial. Segundo ele, a divulgação foi feita fora do prazo determinado pela lei, que seria em janeiro. Com isso, na avaliação do Sintepp, os governos estaduais e municipais não poderiam incluir em seus orçamentos a proposta de aumento aos professores. 'O artigo 5º da lei, que determina esse anúncio em janeiro, não foi cumprido', acrescentou.
Neto ressaltou ainda que esse valor ainda não contempla as condições de trabalho do professor da rede pública, junto com a jornada e a hora-atividade. O representante do sindicato avalia que o valor anunciado ainda está distante do que determina a Lei do Piso, que seria o pagamento de R$ 1.947,00.
Fonte: O Liberal

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

GAROTA CAMILA É ENCONTRADA


Família  que registrou ocorrência sobre desaparecimento da menor CAMILA SILVA, acaba de informar que a mesma já foi localizada.
Segundo informações divulgadas pela Radio Arara Azul-FM,  a menor alega ter apenas ido dormir na casa de uma amiga, sem informar a família, tão pouco ao namorado que até já estava sendo considerado suspeito no caso de desaparecimento.


Piso nacional do professor vai a R$ 1.451


O Ministério da Educação (MEC) reajustou ontem(27) o piso do magistério em 22,22% - o valor, válido para este ano, passou agora para R$ 1.451. Isso significa que todas as redes públicas de ensino do País devem pagar no mínimo essa quantia para um professor que faz jornada de 40 horas semanais. O pagamento do piso é retroativo ao mês de janeiro.
O anúncio foi feito ontem, por meio do site do Ministério. O reajuste é determinado pela Lei 11.738, de 2008. Em 2011, o aumento havia sido de 15,85%, o que fez com que o piso subisse para R$ 1.187,14. Segundo o MEC, a correção do piso acompanha a variação do valor anual mínimo por aluno, que é definido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do período.
A discussão da Lei do Piso já foi parar no Supremo Tribunal Federal que, no ano passado, considerou-a constitucional. Algumas redes pagam valores acima do estipulado. Na rede estadual de São Paulo, o piso para a 40 horas é de R$ 1.894,12. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AICOP PROMOVERÁ AÇÃO DE COMBATE A DENGUE


Em virtude do grave estado de proliferação, contaminação e óbitos confirmados em Parauapebas, a AICOP - Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas - vai promover neste sábado, dia 3 de março de 2012, uma ação de combate, denominada “Xô Dengue”.
A ação será o complexo altamira, colocando como ponto de concentração (estande com som e todo o suporte para a realização do evento) a praça das Casas Populares I.
Durante a programação, haverá torneio de futebol e de vôlei, além de bandas, duplas sertanejas, djs e de toda a imprensa de Parauapebas, que está sendo convocada para participar deste importante instrumento de conscientização, ação “XÔ DENGUE”.
Contamos com a colaboração e presença de todos (Laércio de Castro - Presidente da AICOP)

MAIS UMA GAROTA ESTÁ DESAPARECIDA EM PARAUAPEBAS-PA


CAMILA SILVA FELIPE MOURA é mais uma VÍTIMA de DESAPARECIMENTO
Em Parauapebas.
A menina de 13 anos, saiu ontem, 27, para ir a escola CECILIA MEIRELES no BAIRRO UNIÃO  em Parauapebas-PA, por volta das 14:00hs, trajando o uniforme da escola pública e não retornou.
Camila é morena de cabelo liso, e moradora do bairro Casas Populares.
Qualquer informação ligar  para o fone 81342724
Mais tarde postaremos foto da menor

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida visitam o empreendimento Residencial dos Minérios para fazer vistoria


Inicia nesta quarta-feira, 29, o período de visitas dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) ao empreendimento Residencial dos Minérios. Do dia 29/02 ao dia 05/03 os futuros moradores irão fazer a visita de vistoria para verificar o imóvel e o funcionamento da infra-estrutura.
A empresa HF Engenharia, construtora responsável pelas obras do Residencial, disponibilizará quatro funcionários para conduzir e acompanhar a vistoria, além do engenheiro responsável pelas obras, Bruno Vinicius. “Cada morador visitará sua própria residência e no final assinará o termo de vistoria atestando que o imóvel está de acordo com o proposto pelo Programa”, diz Bruno.
A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) disponibilizará 02 (dois) ônibus para levar os contemplados ao local da visita, com saída da Casa de Cadastramento da Sehab, localizada na rua 03A, nº 07, Bairro União. Os moradores foram divididos em grupos por quadra e terão turmas pela manhã com saída às 08h e turmas à tarde com saída às 14h. Deverá comparecer somente o contemplado ou 01 (um) representante da família, portando seus documentos pessoais e os do beneficiário que autorizou a visita.
O dia 05/03 ficará disponível para os moradores que por algum motivo justificável não puder fazer a visita na data marcada.
Após a visita, a Caixa Econômica Federal iniciará o processo de elaboração dos contratos para sua devida assinatura e, posteriormente, marcará a data de entrega oficial do empreendimento.
Os beneficiários podem verificar a data de sua visita na Casa de Cadastramento da Habitação ou pelos telefones (94) 3346-8534 / 3356-0934.

O que restou do avião que matou o deputado Alessandro Novelino , demais passageiros e o piloto, na Alça Viária

(Foto ORM)

Idesp e Sinduscon debatem rumos da construção civil no Pará


Na próxima terça-feira (28), a partir das 8h30, o setor da construção civil será o tema central da primeira edição de 2012 da série de seminários “Diálogos Sobre Desenvolvimento”, que o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) volta a realizar mensalmente em seu auditório.
 “Perspectivas e Desafios Socioeconômicos da Construção Civil no Pará para os Próximos Anos” são os focos dos painéis que nortearão os debates sobre o setor que, em 2011, alcançou recorde absoluto e os melhores números na geração de emprego formal no Estado, registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.
Dados sistematizados pelo Idesp mostram que, dentre os setores de atividade econômica, a construção civil fechou 2011 com o segundo maior saldo de empregos (10.436), apresentando variação de 133% em comparação ao ano anterior, quando foram gerados 4.466 postos de trabalho. O setor foi um dos motores do crescimento da geração de empregos no Pará.
O seminário analisará não só o aspecto do mercado de trabalho, mas ainda avaliará os cenários da construção civil no Estado, as perspectivas de investimentos em infraestrutura e logística e a gestão ambiental das empresas do setor.
As inscrições para o evento podem ser feitas gratuitamente pelo site do Instituto (www.idesp.pa.gov.br) até 27 de fevereiro. No site está disponível também toda a programação do seminário, que conta com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon/PA).

Expectativa frustrada causa crise imobiliária em Marabá


Após a “corrida do ouro” imobiliária e a febre de prédios comerciais, residenciais e de loteamentos, com grande especulação incentivada pela promessa de grandes investimentos em Marabá – os quais não saíram do papel –, a cidade passa por uma crise no setor de imóveis. Basta percorrer as principais ruas e avenidas dos três núcleos residenciais urbanos para constatar isso nos inúmeros prédios fechados  e com placas de “vende-se” ou “aluga-se”.
E foi o que fez uma equipe do CORREIO DO TOCANTINS ao percorrer os três núcleos da cidade e constatar que na Avenida Antônio Maia, Núcleo Pioneiro; Vias Principais 07 e 08, na Nova Marabá; e Avenida Nagib Mutran, no Núcleo Cidade Nova, há muitos imóveis desocupados há meses sem que apareçam pessoas interessadas em comprá-los ou alugá-los.
Um desses prédios é comercial, fica na Avenida Antônio Maia e está fechado há cerca de seis meses. A Reportagem entrou em contato com a imobiliária responsável pelo aluguel do imóvel e levantou com a atendente, que, de início, a locação custava R$ 1.000. No entanto, devido à demora para alugar, o preço baixou para R$ 900 e, mesmo assim, ainda não foi alugado.
Estranhamente, ao ligar nos telefones anunciados nas faixas e placas fixadas nos demais imóveis fechados, a Reportagem não conseguiu contato com os responsáveis pelos prédios. As ligações quando não eram atendidas, iam parar na caixa de mensagem.
Vizinhos dos imóveis, quando indagados se sabiam sobre valor e o tempo em que os prédios estão fechados, diziam não saber informar.  Mais informações clique aqui
Fonte: Folha do Bico

Semma promove ação de replantio em área de preservação permanente


Na manhã da sexta-feira, 24, a ação denominada “Reviva Parauapebas” promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou o plantio de 100 mudas de árvores na Área de Preservação Permanente (APP) localizada na Rua Belém, Bairro Primavera (próximo a Chácara do Sol).
As autoridades, a imprensa, os estudantes de cursos ambientais e a comunidade que esteve presente no local puderam presenciar e até mesmo participar do plantio de árvores como o Açaí, Azeitona, Anjico, Pau preto, Oiti e Jamelão.
Para o carpinteiro Manoel Silva, o local que antes servia como depósito de lixo agora trará mais qualidade de vida para a comunidade. “Antes ficávamos exposto ao lixo, entulho e até mesmo aos restos de animais mortos. A revitalização desta área traz benefícios para todos nós”, falou.
A dona de casa Eva Costa que passa todos os dias pelo local achou positiva a ação “Fico muito feliz de saber que esta área ainda pode ser recuperada”, disse.
De acordo com a Secretária Municipal de Meio Ambiente Jeanny Luce Freitas Frateschi, a Secretaria esta fazendo o levantamento das Áreas de Preservação Permanente na tentativa de minimizar os impactos ambientais. “Os ficais ambientais e a equipe de educação ambiental esta atuante nas ruas. Nós estamos realizando campanhas de conscientização com o intuito de gerar melhor qualidade ao meio ambiente”, ressaltou.
A ação também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), que enviou máquinas, equipamentos e uma equipe da empresa Clean Service para fazer a limpeza do local e preparar a área na quinta-feira,23. A área será cercada e terá fixadas duas placas de advertência.
Segundo o Coordenador de Educação Ambiental Junior Silveira esta ação se estenderá a outras APP’s do município. “A Semma tem a responsabilidade de tratar destas áreas que constantemente sofrem degradação ambiental”, finalizou.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Estelionatário está preso em Parauapebas


Enquanto a Polícia Civil de Sinop informa que ainda não conhece o paradeiro do dono da Kita Fácil, a reportagem do Diário descobriu que ele já está preso, desde o último dia 10, no estado do Pará. O acusado Antônio Conceição Xavier, 59 anos, aplicou um “golpe de consórcio” que prejudicou dezenas de pessoas.
Segundo informações publicadas pela imprensa de Parauapebas (PA), interior do Estado do Pará, o acusado de estelionatário foi preso em flagrante, enquanto fazia um sorteio na cidade. A Polícia Civil local informou que ele continua preso na Cadeia Pública da cidade. Na data, uma equipe de investigadores teria ido até o local após receber uma denúncia que evidenciava a fraude. Mais Informações clique aqui