Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SERRA PELADA: Terceirização e novas possibilidades


Para reestruturar seu quadro de funcionários, a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral - SPCDM, resultado da sociedade entre a Colossus e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada - Coomigasp, realizou demissões no dia 03 de novembro de 2011, por conta da terceirização de alguns serviços.
De acordo com a nota divulgada pela parceria SPCDM, a reestruturação em seu quadro de funcionários marca uma nova etapa em sua trajetória, caracterizada pelo foco total em preparar as instalações para o início da operação do Projeto Serra Pelada. A nota reforça ainda que o projeto deve continuar sendo um importante empregador na região, assim como as empresas prestadoras de serviços.
Para os especialistas na área de gestão administrativa, a terceirização ou outsourcing é uma prática que visa à redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. A mineradora Vale, por exemplo, mantém contratos de terceirização com quatro empresas da área da construção civil para desenvolver seus projetos Serra Leste e Cristalino, no município de Curionópolis. Especialistas afirmam ainda que pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito com essa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio.
Sendo assim, todos ganham, a começar pelo próprio município de Curionópolis que terá aumento de sua arrecadação de impostos, visto que muitas dessas empresas terceirizadas poderão criar vagas de trabalho com a prestação de serviços disponibilizando mão-de-obra. Uma das exigências da SPCDM junto às empresas que serão contratadas para obras de construção é a de recrutar mão de obra local capacitada. A mineradora também programará uma eficaz fiscalização sob a gestão da mão-de-obra terceirizada.
As medidas tomadas pela SPCDM contam com o apoio das lideranças garimpeiras. Por outro lado a Coomigasp seguirá pelo mesmo caminho da terceirização de alguns de seus setores da gestão administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário