Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Manifestantes invadem canteiro de obras da Vale no Pará


Manifestantes invadiram o canteiro de obras de um projeto de exploração de minério de ferro da companhia Vale, que está em fase de implantação na região de Carajás, no sudeste do Pará, no último sábado (18). De acordo com a Polícia Civil, os manifestantes depredaram veículos e alojamentos da companhia e danificaram viaturas da Polícia Militar. Neste domingo (19), sete homens foram presos e dois adolescentes apreendidos suspeitos de participação nos crimes.

Alojamentos foram depredados.
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Segundo a polícia, um inquérito foi instaurado para apurar o caso e investigar outras pessoas envolvidas na ação. A manifestação teria começado na última sexta-feira (17), quando a comunidade do município de Curionópolis fechou uma estrada vicinal municipal, que liga a PA 275 à Vila de Serra Pelada, em protesto. Os moradores reivindicavam a presença de representantes do Governo no intuito de solicitar a pavimentação da estrada de acesso à Vila de Serra Pelada e ao vilarejo, além da construção de um posto de saúde e iluminação pública.
Uma equipe da Polícia Militar (PM) foi enviada até o local para negociar a liberação da via, mas por volta das 18h30 de sábado (18), o conflito teria se intensificado e os manifestantes decidiram invadir as instalações do projeto Serra Leste, localizado próximo a área.
Por determinação do titular da Diretoria de Polícia do Interior da Polícia Civil, delegado Silvio Maués, equipe de policiais civis da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas foram até a região. Com apoio de uma aeronave, os policiais fizeram um sobrevoou na área para constatação dos danos. Em conjunto com a Polícia Militar, os policiais civis efetuaram as prisões.
Os suspeitos foram autuados em flagrante delito.Todos vão responder por destruir e roubar computadores dos escritórios. Os procedimentos foram lavrados na Seccional de Polícia de Parauapebas.

"Eles depredaram alojamentos e incendiaram veículos da companhia, além de quebrar os vidros das viaturas da PM. Até objetos eletroeletrônicos foram furtados da empresa durante a ação. Parte dos objetos foi recuperada neste domingo (19) quando os suspeitos foram presos, mas continuamos buscando mais envolvidos", conta o delegado Sílvio Maués. Os suspeitos estão presos na Delegacia de Curionópolis. 
A Vale informou que os manifestantes atearam fogo em suas instalações. A empresa diz que "respeita o direito de livre manifestação, mas repudia atos violentos que coloquem em risco a integridade de seus trabalhadores e das suas instalações, assim como repudia qualquer situação que comprometa o direito soberano e constitucional de ir e vir, inerente a todos os cidadãos".(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário