Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

RESULTADO PARCIAL ENQUETE SOBRE CAPITAL DO ESTADO DE CARAJÁS


Na enquete feita por este blog sobre a criação do estado de Carajás, onde pergunta-se:

Caso o plebiscito aprove a criação do Estado de Carajás, qual local você escolheria para ser a Capital?

Dos 78 votos apurados até a data de 12/07/2011, o resultado está assim:

Marabá – 18(23%)
Parauapebas-34(43%)
Xinguara- 4(5%)
Um novo Local a ser construído – 22(28%)

O que podemos observar é que a suposição feita pela imprensa de que a Capital de Carajás seria Marabá, não é de um todo aprovada pelos futuros Carajaenses, se somada a possibilidade da criação de um novo local a ser construído e a opção da Capital ser na cidade de Parauapebas.
E não é muito difícil descobrir a razão:
Marabá tem um alto índice de violência, um trânsito caótico, uma infraestrutura que deixa a desejar além de também estar distante de muitos municípios que sofrem com o descaso do Governo do Estado.
Apesar de a votação favorecer Parauapebas, é bom lembrar que o blog é desta blogueira que vos escreve e que mora em Parauapebas o que pode ter ajudado no índice.
Na opinião desta blogueira a criação de um novo local a ser construído, como aconteceu em Palmas-TO, seria mais viável. Primeiro porque teria sua própria identidade cultural, social e de infraestrutura; Segundo porque se bem escolhido o local, poderia estar mais acessível para os demais municípios do Sul e Sudeste Paraense; e Terceiro porque as lideranças políticas da região Sul e Sudeste teriam mais possibilidade de se destacar diante de tantos camaleões políticos que na região usam um discurso de defensores da criação de um novo Estado e na Capital Paraense usam outro.
Se compartilha ou não da mesma opinião, deixe seu comentário.

Um comentário:

  1. adoraría se fosse parauapebas,mais uma capital planejada,seria o mais obvío....

    ResponderExcluir