Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

Delegacia de Parauapebas é obrigada a transferir presos para centro de recuperação no Pará


A Delegacia de Parauapebas, região sudeste do Pará, será obrigada a transferir os presos custodiados para o Centro de Recuperação de Marabá ou para outras instituições de segurança pública que possam abrigar os detentos. O pedido de remoção foi feito pelo promotor de justiça João Batista de Araújo Cavaleiro de Macedo Junior, do Ministério Público do Estado (MPE), e acatado pela Justiça. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (7).
De acordo com uma avaliação do próprio MPE, a medida é necessária porque a carceragem da delegacia de Parauapebas está em condições precárias. Em 2007, os promotores de justiça Evandro Aguiar e Laércio de Abreu já haviam entrado na justiça para que fossem feitos pelo menos alguns reparos na rede elétrica e no espaço de arejamento entre as celas, mas as solicitações não foram atendidas pelo governo estadual.
Segundo o promotor João Batista, o problema carcerário em Parauapebas já é antigo. "As falhas no sistema carcerário do município vem se arrastando por muitos anos, sempre com a promessa de melhorias, porém, nada foi realizado até hoje", comenta.
Como a Justiça deu parecer favorável ao pedido do MPE, foi determinado que o  Estado tem prazo máximo de dez dias para realizar a remoção dos detentos. Caso não cumpra a ordem judicial, a pena é de multa diária de cinco mil reais.(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário