Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Drauzio Varella visita Redenção e grava para o Fantástico

O médico Drauzio Varella visitou o município de Redenção na última terça-feira,  para a gravação de uma reportagem que será veiculada no Fantástico, da Rede Globo, no próximo dia 30. O programa terá como tema, portadores do vírus HIV que lidam de forma diferente com a doença. O casal Greicio Hilário Lira e Marta Fernandes, responsável pela ONG Renascer Vidas, que atua diretamente com pessoas portadoras do HIV, será o personagem principal dessa matéria.
Greicio é portador do Vírus da Aids há 14 anos e sua esposa Marta, que está no quarto mês de gestação, há 13 anos é soropositivo da doença. Apesar da gravidez, os médicos afirmam que a criança nascerá sem a doença.
 O grupo Renascer Vidas foi fundado em 1999 e atua em 15 municípios, ministrando palestras sobre a prevenção da Aids.
Foi a atuação do grupo contra a doença e a forma com que os portadores do vírus convivem com o mesmo que chamaram a atenção da equipe de Drauzio Varella, que está realizando uma série de reportagens sobre os 30 anos do tratamento da Aids no Brasil. A primeira reportagem foi ao ar no Fantástico no último Domingo.
A psicóloga Flávia Nóbrega, diretora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Redenção, acompanhou o trabalho de Drauzio Varella. Há informações de que Redenção concentra um grande número de portadores de Aids.
Diferença entre aidético e soropositivo
Soropositiva é quando a pessoa tem o vírus, mas ele ainda não se manifestou ou não se manifestará (algumas pessoas possuem essa característica).
Aidética é quando o vírus se manifesta e começam a aparecer os primeiros sintomas da Aids: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. É quando também começam as doenças oportunistas, que estão divididas em 3 categorias e que uma dessas categorias são as infecções, como a candidíase por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário