Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Marabá prepara “Operação Enchente”

A Coordenação Municipal de Defesa Civil de Marabá (Comdec) já começou a fazer o monitoramente diário do nível do Rio Tocantins, que vem registrando constante elevação. Segundo o diretor da Comdec, Joab Pontes, a Defesa Civil discute com a prefeitura da cidade as ações da “Operação Enchente 2011″ que visam socorrer e remanejar as famílias desabrigadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas. No final de semana, o nível do rio amanheceu em 6,64 metros acima do nível normal.
Na semana passada, no período compreendido entre a quinta-feira, 06 e a sexta-feira, 07, o nível das águas subiu 42 centímetros. De acordo com Joab Pontes, se as águas continuarem a subir, o rio atingirá 10 metros acima do normal até o próximo dia 30. “Nossa preocupação é remanejar 40 famílias que fatalmente serão as primeiras atingidas pelo inverno deste ano”, diz Joab. De acordo com a DC de Marabá, nos primeiros dias do ano o rio Tocantins subiu, em média, 15 centímetros por dia, fator que começa a preocupar as autoridades da cidade. Todos os anos, quando o nível do Tocantins ultrapassa os 9,8 metros, a prefeitura da cidade se prepara para decretar Estado de Alerta no município.
Conforme já noticiamos anteriormente, nste ano, a Defesa Civil começou uma campanha para orientar e conscientizar a população no sentido de evitar entupimento de bueiros e de canais, resultantes do acúmulo de lixo e dejetos jogados pela população nas ruas e vielas da cidade. Conforme Joab Pontes, para otimizar o socorro às famílias desabrigadas, a Defesa Civil já está viabilizando junto à prefeitura, a abertura de licitação para a compra de cerca de 30 caminhões para remanejar as famílias para abrigos e áreas seguras. Para auxiliar no acompanhamento diário da elevação do nível das águas, a Defesa Civil de Marabá conta com dados valiosos fornecidos pela Eletronorte, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pela Sudam.Mais Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário