Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PARA POLÍTICOS E APRECIADORES DA POLÍTICA


Trecho do livro "O Príncipe"  de Nicolau Maquiavel (sec XV),
BASES DO PODER: "vendo os grandes não lhes ser possível resistir ao povo, começam a emprestar prestígio a um dentre eles e o fazem príncipe para poderem, sob sua sombra, dar expansão ao seu apetite; o povo, também, vendo não poder resistir aos poderosos, volta à estima a um cidadão e o faz príncipe para estar defendido com a autoridade do mesmo.". 

COMENTÁRIO DESTA BLOGUEIRA: 
Num momento de transição que vive hoje os políticos eleitos, é preocupante ver como os cargos de confiança, secretariados são negociados até que os prefeitos e vereadores tomem posse. 
É uma missão quase impossível para os lideres eleitos agradar a todos os que ajudaram durante a campanha e agasalhar alguns de forma que não desagrade a ninguém e ao mesmo que não prejudique sua administração. 
Nesse jogo de interesses, de um lado os lideres fazem o possível para agregar os melhores aliados, competentes e mais confiáveis. Do outro lado os que “ajudaram” na intenção de tirar proveito futuro, com exceção de alguns, usam a tática de faturar o que é possível e brigar pelo impossível.

Apesar de não concordar com muitos trechos do livro ainda RECOMENDO:
Para que os gestores tenham uma noção fria de como administrar essa situação eu recomendo ler o livro “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel que traz-nos uma visão realista de como o ser humano pode, deve e, de fato, manipula o poder. Maquiavel afirma que um líder deve buscar o apoio de seu povo, um líder deve estar cercado por ministros leais, competentes e confiáveis. O autor declara que é melhor para um líder caluniar do que agir de acordo com suas promessas, se estas forem resultar em conseqüências adversas para sua administração e seus interesses. Que é importante ser amado e temido, porém, é melhor ser temido que amado. Ele explica que o amor é um sentimento volúvel e inconstante, já que as pessoas são naturalmente egoístas e podem freqüentemente mudar sua lealdade. Porém, o medo de ser punido é um sentimento que não pode ser modificado ou ignorado tão facilmente
O livro é indicado para quem quer avançar no conhecimento da política de forma fria e calculista. Já foi muito utilizado na era medieval, hoje apesar do povo estar mais esperto e politizado, inconscientemente ainda é manipulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário