Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PA 279 INTERDITADA POR COLONOS DA REGIÃO APYTEREWA

Desde as 24hs de ontem, 26, a rodovia PA 279 está interditada por integrantes da região Apyterewa do município de São Félix do Xingu, a 23 Km de Ourilândia do Norte. Os manifestantes são moradores da região há mais 35 anos e agora estão sendo obrigados a deixar suas terras sem nenhuma indenização.
A reserva Apyterewa era de 500 mil hectares, mas no dia 19 de abril de 2007, o então presidente Lula assinou decreto aumentando o tamanho da reserva de 500 para 700 mil hectares.
Desde essa época, agentes federais e homens da força nacional passaram fazer presença na área. A demarcação atingiu mais de três mil famílias que ali residem há décadas; muitas delas foram assentadas pelo próprio governo através do INCRA.
A região se tornou altamente produtiva com o trabalho dos colonos, mas agora todos tem que deixar a área e suas benfeitorias sem qualquer indenização, é o que quer o Governo Federal. “Não ocupamos terras indígenas o governo é quem homologou nossas terras e agora vai dar para os índios, passamos uma vida para construir nossos sonhos e agora somos tratados como bandidos pela Policia Federal e Força Nacional” desabafa o colono Adelson Costa da Cruz – Presidente da Associação – associação dos Pequenos Trabalhadores Rurais do projeto Paredão.
No dia 24 de março, uma portaria do Ministério da Justiça determinou a imediata retirada das famílias dando 120 dias a contar da data de publicação para todos deixarem suas casas. Uma comissão de colonos foi recebida em reunião por assessores do Ministério da Justiça, mas nada avançou, os representantes do Governo apenas disseram que tudo é normal. Quando os colonos argumentaram quanto à indenização pelos serviços feitos, os assessores abandonaram a sala, “Eles podem nos expulsar assim, não somos invasores, queremos ser indenizados pelas nossas benfeitorias”, afirmou Costa.
Fonte: Kayapó Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário