Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

BOM BEIROS DE PARAUAPEBAS E A DIFÍCIL MISSÃO DE SALVAR VIDAS


Com uma cidade que se aproxima de 200 mil habitantes, o corpo de bombeiros de Parauapebas dá claros sinais de que não suporta mais a demanda dos serviços solicitados pela população local.
Além dos socorros diários de acidentes domésticos, de trânsito a cidade ainda convive com o desafio do homem com a natureza. No inverno os ventos fortes e as enchentes transformam a cidade num caos e alguns moradores insistem em se instalar em locais de risco, e no verão os incêndios criminosos colocam em perigo a vida de muitos moradores e motoristas que trafegam na PA 275.
O trabalho dos bombeiros tem sido um desafio diário de salvar vidas sem os equipamentos disponíveis e necessários. As viaturas, que hoje se resumem a dois carros de combate a incêndio, onde apenas um está funcionando devidamente, um de resgate, uma Kombi, uma ambulância, uma picape Hilux e um veículo administrativo que faz as vistorias técnicas já não são suficientes para atender as emergências da cidade. Hoje a corporação conta apenas com 67 bombeiros disponíveis, ou seja , um bombeiro para cada 3 mil habitantes.
É sabido que existe um convênio entre Governo do Estado e Prefeitura de Parauapebas em que a Prefeitura responsável pela manutenção das viaturas da corporação, equipamentos operacionais e alimentação da tropa, mas os problemas não se resumem em manutenção e alimentação, mas em aumentar o efetivo e melhor equipar os bombeiros da cidade. Só assim, quem sabe, eles poderão usar com dignidade o lema "Vidas alheias e riquezas salvar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário