Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ações potencializam a agricultura familiar em Parauapebas

Visitas técnicas, aquisição de novas máquinas e curso de inseminação artificial. Essas são algumas das ações recentes e simultâneas que a Prefeitura de Parauapebas tem realizado com o objetivo de fortalecer ainda mais a agricultura familiar no município. Na semana passada, por exemplo, foi realizada uma visita técnica para troca de informações sobre a piscicultura e um curso de inseminação artificial em bovinos.
Em relação à aquisição de maquinários para dar suporte aos pequenos empreendedores rurais, a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) adquiriu, com recursos próprios do governo municipal, duas novas grades aradoras, uma roçadeira, um arado hidráulico e outros equipamentos para utilização e manutenção das máquinas, totalizando mais de cinqüenta e cinco mil reais investidos.
 
Visita técnica a piscicultor modelo
A visita foi realizada na propriedade do senhor Jair Alexandre da Cruz, localizada na VS 10, que é um modelo de bons resultados. Atualmente, ele produz cerca de duas toneladas de peixes por mês, vendendo a uma média R$ 7.62, o que gera um faturamento mensal de mais de quinze mil reais.
Os objetivos principais da visita foram: a troca de experiência e a discussão para criação de uma associação de produtores de peixe que viabilize a compra de insumos por um preço mais baixo. A piscicultura tem se mostrado um segmento promissor, o que é comprovado pelos números. De acordo com a Sempror, Parauapebas produz 300 toneladas de peixe por ano, e já conta com pelo menos 50 empreendedores nesse ramo.

Participaram da visita técnica, seis produtores de diferentes regiões rurais da cidade, o Secretário de Produção Rural, Clovis Laurindo, o técnico responsável pelo programa Diversificar, do qual a piscicultura faz parte, Erasmo Rodrigues, um técnico da Coopserviços e o vereador Zé Alves.


Curso de Inseminação Artificial
Com o objetivo de melhorar a qualidade genética dos bovinos por meio do choque sanguíneo de raças, a equipe do Programa Leite a Pasto da Sempror iniciou o curso de Inseminação Artificial, ministrado pelo Médico Veterinário Bruno Alves Moraes. O curso conta com a participação de 16 pequenos produtores que deverão ser beneficiados com o aumento da produção leiteira.
De acordo com Fábio de Jesus Pereira, coordenador do Programa, a parte teórica do curso será ministrada no CETAF – Centro Tecnológico da Agricultura Familiar, e a parte prática será realizada na propriedade de cada produtor, para que todas as dúvidas sejam sanadas e o aproveitamento do curso seja o melhor possível.
Após a conclusão do curso, a Sempror vai disponibilizar quatro botijões para armazenamento de sêmens adquiridos pelos produtores. Eles ficarão nas Unidades Demonstrativas, propriedades modelos, e poderão ser utilizados pelos produtores da região. A distribuição será feita nas regiões do Cedere, Palmares I, Palmares II, Carlos Fonseca e Paulo Fonteles.
Fonte: ASCOM PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário