Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia de Campo estimula consolidação da cadeia produtiva de ovinos e caprinos na região


O dinamismo marcou o primeiro Dia de Campo do Programa de Ovinocaprinocultura, em todas as palestras e atividades realizadas os produtores se envolveram, tiraram dúvidas e fizeram sugestões. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPROR), dia 25 de maio, no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (CETAF).
Mais de 100 participantes entre pequenos produtores rurais, universitários, imprensa e autoridades políticas conheceram um pouco mais sobre o mercado de ovinos e caprinos. No período da manhã foram realizadas três palestras, duas delas falaram especificamente sobre a cadeia produtiva e os diferencias da carne, a outra tratou do cooperativismo como um mecanismo para verticalizar a produção local.
“Além de divulgar a potencialidade de mercado da carne de ovinos e caprinos, nosso objetivo com esse evento foi também de provocar a discussão entre os produtores sobre a importância de trabalharem em conjunto para a consolidação da cadeia produtiva na região”, informou Acaína Kiss, coordenadora do programa.
Para que os participantes do evento tivessem a oportunidade de degustar a carne e comprovar o sabor e a qualidade do produto, a coordenação do Programa de Ovinocaprinocultura realizou um almoço com vários pratos. Lombo de cordeiro ao molho de maracujá, bisteca ao molho de vinho, bode assado, estrogonofe, buchada de bode, entre outras opções compuseram a mesa.
No período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor as técnicas de manejo nutricional, sanitário e reprodutivo em mine cursos ministrados por Kaliandra Alves, Lutero Andrade e Luís Renaan, respectivamente, o primeiro e último representantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o segundo da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará)/ Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
PROGRAMA DE OVINOCAPRINOCULTURA
Atualmente 40 pequenos produtores rurais são atendidos no programa, o objetivo é contribuir para a diversificação dos investimentos na propriedade. Os integrantes recebem oito matrizes de animais, duas bolas de arames e orientação técnica. Após determinado período de produção, os animais são devolvidos para Sempror atender outro produtor.
Maria Gorete é uma das produtoras atendidas pelo programa de ovinocaprinocultura que já colhe resultados, seu rebanho passa de 80 cabeças. Quem está atenta a essa oportunidade é a dona Maria da Glória, da Rio Branco, ela trabalha com horta e pimenta, comercializando na feira do produtor e se interessou em participar do Dia de Campo por que pretende iniciar a produção de ovinos e caprinos em sua propriedade a partir de julho deste ano.
Fonte: Ascom PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário