Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PARAUAPEBAS: Seminário debate fornecimento de alimentos da agricultura familiar às escolas do município


Promovido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), o I Seminário de Desenvolvimento Territorial e Agricultura Familiar reuniu agricultores nesta terça-feira (29), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).
Durante o evento foi abordada a Lei 11.947, de 16 de junho de 2009, a qual prevê que pelo menos 30% dos recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.
Segundo Maria Luiza Leão Cavalcante, nutricionista da Sempror, para incentivar o fornecimento de alimentos às escolas, o governo tem desenvolvido o Programa Qualidade e Renda, ligado ao Projeto Nutrição Sustentável. “Até agora conseguimos atingir 15% do fornecimento, mas acredito que através de incentivos podemos alcançar à meta nacional”, disse.
O produtor rural, Cícero Alves da Silva, fornece abacaxis para as escolas do município e destaca que com o apoio dos projetos o retorno é garantido. Ele, o pai e os irmãos são associados a uma cooperativa e conseguem produzir 200 mil frutos por mês. “Hoje contamos com sistema de irrigação, um benefício que nos proporciona produzir ainda mais. Tudo o que plantamos, conseguimos colher e vender”, conta.
De acordo com Paulo Cunha, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Pará, atingindo a meta de 30%, serão 800 mil reais anualmente aplicados na agricultura familiar do município. “Ao longo do tempo, o meio rural tem se organizado, mas precisa se fortalecer mais para gerar renda e empregos no campo”, avalia.
Fonte: Ascom PMP


Nenhum comentário:

Postar um comentário