Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Encontro estadual discute políticas públicas para a comunidade LGBT em Parauapebas

Aconteceu nesta quinta-feira, 7, a abertura do “IV Encontro Estadual de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Pará (LGBT/PA)”, em Parauapebas, no sudeste paraense. A Coordenadoria de Proteção à Livre Orientação Sexual (CLOS), vinculada à Secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh), participa do evento, que propõe o debate de políticas públicas voltadas para o segmento.

Intitulado “Temos família, temos direitos: o caminho para a construção da cidadania LGBT”, o evento é organizado pelo Movimento LGBT do Pará. O início da cerimônia de abertura está marcado para as 19h, no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), localizado no bairro Cidade Nova. os debates começam nesta sexta-feira, 8, sempre das 8h às 18h, no mesmo local. A programação se estende até o próximo domingo, 10.

Advocacy (termo que significa a busca de apoio para os direitos de uma pessoa ou para uma causa) prevenção das DST/Aids e direitos humanos são algumas das temáticas que serão abordadas nas oficinas que compõem a programação do evento. Além disso, os organizadores do IV Encontro visam elaborar, junto às lideranças e grupos organizados de vários municípios paraenses, um documento com ações que deverão ser colocadas em prática, a partir dos desafios que forem constatados durante os debates e que servirão de subsídio para o próximo encontro, em 2012.

Em sua quarta edição, o encontro estadual se constitui a partir de um fórum legítimo e agrega 38 instituições envolvidas na garantia de diretos e cidadania LGBT. “Com o encontro, esperamos promover o fortalecimento dos ativistas e das instituições que compõem o movimento LGBT do Pará e, para isso, pretendemos abordar a educação, o ativismo, a saúde e, também, a segurança pública”, destaca o coordenador de Formação Política do Movimento LGBT/Pa, Beto Paes.

O coordenador estadual de Proteção à Livre Orientação Sexual e presidente do Conselho Estadual da Diversidade Sexual, Samuel Sardinha, representará a Sejudh na conferência. Com o apoio do Instituto Abraço à Diversidade (IAD), do município que sedia o evento deste ano, o encontro é ressaltado por Sardinha como um “marco para a construção de políticas públicas voltadas para a comunidade LGBT do estado”.

Fonte: Ellyson Ramos – Ascom Sejudh

Nenhum comentário:

Postar um comentário