Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Emater realiza estudo de levantamento de produção frutífera em Curinópolis


Uma atividade técnica da equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está realizando o levantamento da produção de frutas do município de Curionópolis, no sudeste do estado. O levantamento vai subsidiar a Emater de dados, mas especialmente vai identificar o potencial do município, área de cultivo e  produção. Segundo Jorge Lima, técnico em agropecuária da Emater, a necessidade da identificação se deu porque associações e sindicatos do município se interessam em serem fornecedores de matéria-prima para a merenda escolar da região. A proposta da Emater é conseguir incluir frutas regionais no cardápio das escolas.
Nesse momento, os produtores realizam a colheita de acerola, cupuaçu, maracujá e taperebá. Os produtos in natura estão sendo comercializados como uma cooperativa de agricultores de Parauapebas fornecidos para merenda escolar. Parte da produção também abastece uma empresa de polpa de frutas em Marabá. Curionópolis já desenvolve o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal e envolve cinco produtores do município, que comercializam intermediados pela Emater, via associação de produtores, mel de abelha, peixe e coco.
No próximo dia 15 de abril, Curinópolis vai realizar a primeira festa do taperebá, coordenada pela Emater, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e cooperativas do município. O objetivo é conscientizar os agricultores para a preservação das fruteiras nativas, a exemplo do taperebá, uma vez que quase 100% do fruto na região ainda é nativo, além de mostrar a viabilidade econômica da cultura para o município.
Fonte: Agencia Pará de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário