Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2012

CIDADÃOS DE PARAUAPEBAS ENCONTRAM DIFICULDADE PARA TIRAR DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO


Considerado o terceiro Município do Pará que mais gera emprego, ficando atrás apenas de Belém e Altamira, Parauapebas com seus mais de 160 mil habitantes ainda sofre com a ineficiência de alguns serviços essenciais que facilitem a vida de seus cidadãos.
Quem precisa de documentos de identificação, como a carteira de trabalho e de identidade, além de segundas vias de documentos que são emitidas pela Casa do Cidadão de Parauapebas-PA, tem encontrado dificuldades. 
Segundo a cidadã Rosa Carmim, por várias vezes procurou a unidade de atendimento da cidade, mas ouviu sempre a mesma desculpa, de que não havia material necessário para a emissão dos documentos.  Outro problema identificado é de que a demora para entrega dos documentos tem levado muitas pessoas a procurar atendimento em outros Municípios vizinhos, que entregam o documento no mesmo dia.
Por tratar-se de um Município que tem como referencia a farta disponibilidade de emprego, a maior dificuldade para documentar seus cidadãos parece ser a organização e melhor gestão dos serviços prestados pelos órgãos competentes na emissão dos registros de identificação.
A título de informação, a Casa do Cidadão de Parauapebas, está localizado na Rua do Comércio, Praça da Cidadania, próximo a Igreja Assembléia de Deus.

Documentos necessários para emissão de documento
- 2 fotos 3 x 4 (coloridas ou em preto e branco, recentes, de boa qualidade, de frente e sem apetrechos que dificultem o reconhecimento das características físicas do cidadão, tais como boné e lenço);
- Certidão de Nascimento, se for solteiro ou Certidão de Casamento, se casado for (originais ou cópia autenticada em cartório). Se a cópia não houver sido autenticada por tabelião, o interessado deverá apresentar também o original para conferência. Portanto, para emissão de carteira de identidade deve-se apresentar a certidão original ou a cópia autenticada por tabelião;
- Comprovante de pagamento do DAE (Documento de Arrecadação Estadual);
- CPF (caso se queira a inclusão, na Carteira de Identidade, do número do Cadastro das Pessoas Físicas).

Texto: Rosangela Sampaio

Um comentário: