Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Exposição de charges movimenta 17ª Semana do Meio Ambiente em Parauapebas


Com a ideia de explorar temas atuais na produção de desenhos, teve encerramento na última sexta-feira (01), a Oficina de Humor Gráfico e Meio Ambiente que aconteceu na Praça de Alimentação do Unique Shopping. O evento foi realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Na avaliação do cartunista e professor Biratan Porto, os alunos conseguiram captar com sucesso o objetivo da oficina. “Fiquei surpreso com a qualidade dos trabalhos e achei incrível a percepção que eles têm a respeito dos impactos ambientais”, disse.
O exemplo, sobre o qual o cartunista fala, foi bem expressado nas obras desenvolvidas pelas crianças e jovens que retrataram o desmatamento, o aquecimento global, a poluição sonora e dos rios. Kerlys Windson, de 13 anos, foi um dos alunos que se destacou no curso: “Busquei despertar nas pessoas a consciência de não desmatar, mas sim reflorestar”, declara.
Também preocupado com a interferência do homem sobre os rios e mares, Kenedy Willian Cordeiro, de apenas 11 anos, retratou em sua charge a poluição. “Acompanho os problemas como a poluição dos rios. E a minha inspiração veio da vontade de alertar a comunidade sobre os problemas futuros”, ressalta.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Jeanny Luce Freitas Frateschi, mostrou-se entusiasmada com o resultado das primeiras atividades da 17ª Semana do Meio Ambiente. Segundo ela, além da oficina de charges, mais de 700 estudantes da rede pública de ensino e servidores públicos puderam assistir gratuitamente a exibições do filme Xingu e Os sem floresta.  “Tivemos um resultado muito positivo nesta primeira semana e bem participativo por parte dos alunos e das famílias que deram muito apoio”, observa.
Os mais de 20 trabalhos desenvolvidos durante a Oficina de Humor Gráfico e Meio Ambiente estão expostos no Unique Shopping, junto às 60 obras de Biratan Porto. A exposição teve início na manhã de sábado (02) e se estenderá até o dia 06 de junho.

05/06
Local: Centro Universitário de Parauapebas- Ceup
08h30 - Palestra: Potencial de Produção de Biodiesel no Pará
Palestrante: Alexandre Alberto Gonçalves Galvão- SAGRI

Local: Centro de Desenvolvimento Cultural- CDC
19h - Sarau: Apresentações culturais de dança, teatro, poesia, música, exposição de artesanato e telas
Público Alvo: Comunidade em geral

05 a 06/06
Local: Centro de Desenvolvimento de Parauapebas- CDC
18h às 22h- Atividade: Exposição de Charges dos alunos de Biratan Porto e Exposição de Fotos de João Marcos Rosa.

06/06
Local: Auditório da Câmara Municipal de Parauapebas
18h30 - Apresentação do livro: Fauna da Floresta Nacional de Carajás
Coordenação: João Marcos Rosa
Público Alvo: Comunidade em geral

06/06
Local: Centro Universitário de Parauapebas- Ceup
08h- Palestra: Licenciamento Ambiental e Destinação de Resíduos
Palestrante: André Aragão- SEMA estadual

Local: Praça de Eventos
19h- Entrega de Premiação
22h- Encerramento com show de Tom Cleber

Fonte: Ascom PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário