Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

PARAUAPEBAS: Palestra da semana do meio ambiente reúne centenas de pessoas


Estudantes de escolas técnicas, universitários, alunos do ensino médio, autoridades, servidores e a comunidade somaram as mais de 300 pessoas que estiveram presentes na palestra sobre Alternativas Sustentáveis para a Construção Civil, que ocorreu durante a noite de segunda-feira, 04, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). O evento foi promovido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e está inserido na 17ª Semana do Meio Ambiente.
Segundo o engenheiro do Green Building Council Brasil e palestrante, Marcos Casado, a ideia principal da palestra era abordar os impactos causados pela construção civil e promover uma consciência que leve a mudança de hábitos. “Este é o setor que mais emprega e que mais cresce no país, também é responsável por proporcionar impacto ambiental. O principal objetivo é causar uma transformação nesse setor, visando um futuro melhor para as próximas gerações”, disse.
A 17ª Semana do Meio Ambiente, que iniciou desde o dia 28 de maio, segue em 2012 o tema mundial Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
De acordo com secretária municipal de meio ambiente, Jeanny Luce Freitas Frateschi, além de promover a interação com a comunidade escolar através das sessões de filmes e oficina de charges, a intenção é promover debates durante o ciclo de palestras. “Buscamos inserir na programação temas de relevância para o desenvolvimento do município, por meio da construção civil, produção de biodiesel e licenciamento ambiental e destinação de resíduos”, explicou.
Dando continuidade ao ciclo de palestras na manhã de terça-feira, 05, foi realizada no Ceup, palestra sobre o Potencial de Produção de Biodiesel no Pará. Na ocasião, foi abordado no discurso do gerente de produção vegetal da Secretaria de Agricultura do Estado do Pará- SAGRI ressaltou a perspectiva para a região quanto ao plantio do dendê. “Por meio de pesquisa, associada ao uso da tecnologia e ao interesse do setor  agropecuário, Parauapebas pode produzir óleo com potencial de fabricação biodiesel”, disse.



A programação da Semana de Meio Ambiente ainda conta com apresentações culturais e se encerra nesta quarta-feira, 06 de junho.


18h30 - Apresentação do livro: Fauna da Floresta Nacional de Carajás
Local: Auditório da Câmara Municipal de Parauapebas
Coordenação: João Marcos Rosa
Público Alvo: Comunidade em geral

08h- Palestra: Licenciamento Ambiental e Destinação de Resíduos
Local: Centro Universitário de Parauapebas- Ceup
Palestrante: André Aragão- SEMA estadual

19h- Entrega de Premiação
Local: Praça de Eventos
22h- Encerramento com show de Tom Cleber


Fonte: Ascom PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário