Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

Brasil quer Internet em todo o país


O Brasil vai lançar em 2014 um satélite para alargar a todo o país a cobertura da Internet de banda larga e que terá também fins militares, anunciou na segunda-feira o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva.
O satélite exigirá um investimento de 750 milhões de reais (308 milhões de euros) e será desenvolvido pela empresa pública brasileira de telecomunicações Telebrás e pela fabricante aeronáutica Embraer.
O ministro brasileiro das Telecomunicações explicou, citado pela Agência Brasil, que o satélite vai permitir oferecer uma ligação à Internet de banda larga a 40 milhões de lares, incluindo em zonas remotas, como a região da Amazónia.
De acordo com o Governo brasileiro, o satélite permitirá ainda responder às necessidades de comunicação das Forças Armadas.
O satélite deverá ser lançado fora do Brasil, porque o país carece de tecnologia necessária para o colocar em órbita geoestacionária.
Por outro lado, o Executivo do Brasil prevê lançar nos próximos meses um concurso para conceder frequências para a quarta geração móvel (4G) com o objectivo de alargar o acesso à Internet de alta velocidade em dispositivos móveis até 2014, ano em que o país vai organizar o Mundial de Futebol.
O Brasil lançou em 1985 o primeiro satélite de telecomunicações, propriedade da empresa estatal Embratel, e dispõe de outros dois para a recolha de dados ambientais e de três, em parceria com a China, também para fins científicos.
Fonte: Diário Digital/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário