Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Crise da Celpa ganha reportagem na Globo


Blecautes em vários municípios em horário de pico, atendimento precário aos usuários e todo tipo de queixa deixam claro que os dias são de penumbra no setor elétrico no Pará. Para completar, a Rede Celpa, concessionária que atende o Estado e está em processo de recuperação judicial, pode até ter a concessão cassada. É o que deve acontecer caso a companhia privada não consiga aporte de capital para se manter, como confirma o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner. 

Na última sexta-feira (30), a crise foi assunto de reportagem do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, que informou que o Pará tem o pior fornecimento de energia do País.
A matéria da Globo teve um minuto e meio e iniciou mostrando casos de clientes da Celpa que perderam utensílios como geladeiras e computadores devido aos constantes picos de energia. No ano de 2011 os consumidores da Celpa foram os que mais sofreram com a falta de luz. Somando as interrupções de energia no ano passado esses mesmos usuários ficaram sem fornecimento por quase 100 horas, o que é três vezes mais do que o aceitável pela agência reguladora.

Privatizada em 1998, a Celpa (Centrais Elétricas do Pará) passa por um dos piores momentos da sua história desde então e, agora, a sua controladora, o Grupo Rede Energia, admite que passa por dificuldades com a empresa, responsável por 143 municípios e 1,6 milhão de consumidores no Norte do País. A dívida seria da ordem de R$ 2 bilhões. Diante disto, a Celpa ingressou no dia 28 de fevereiro com pedido de recuperação judicial na comarca de Belém, o que foi aceito pelo Judiciário.

A Justiça também nomeou um administrador da recuperação judicial e estabeleceu prazos e uma lista de condutas a serem adotadas pela empresa.

DÍVIDAS
As principais dívidas da Celpa são com a Eletrobrás, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras instituições financeiras. A Justiça do Estado do Pará publicou edital, em 8 de março deste ano, convocando todos os credores da empresa a apresentarem em 15 dias a declaração do crédito que lhes é devido pela Celpa. 

Segundo o edital, a Eletrobras teria perto de 600 milhões de reais a receber da empresa paraense, considerando também o que é devido às subsidiárias da estatal. A Celpa tem ainda uma dívida de cerca de 1 bilhão de reais com bancos.

O maior credor entre instituições financeiras é o BNDES, com 235,3 milhões de reais. Outros 141,5 milhões de reais são com o Bradesco, 87,1 milhões de reais com o Itaú BBA (banco de atacado do Itaú Unibanco), 123,9 milhões de reais com o Banco da Amazônia e 76,1 milhões de reais com o Banco do Brasil. Além disso, investidores representados pelo Bank of New York Mellon teriam 443,6 milhões de reais a receber.

Os valores foram apresentados pela Celpa e ainda podem mudar, de acordo com a contestação dos credores.

NOTA CURTA
Quanto à reportagem da Rede Globo, a Celpa se manifestou em nota curta na qual diz que está confiante no processo de recuperação judicial e que os investimentos que vêm sendo feitos vão permitir que ela renegocie suas dívidas e continue fornecendo energia no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário