Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

Por falta de verba, Delegacia Regional da Coomigasp é fechada em Brasília.

Os 250 garimpeiros sócios da cooperativa que moram em Brasília e nas cidades do Entorno do DF querem uma reunião com Gesse Simão, presidente da Cooperativa de Mineração de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp)  na próxima terça-feira (27), logo após a realização da audiência pública marcada pela Comissão Especial que irá ocorrer no período da manhã na Câmara dos Deputados para debater a PEC da Aposentadoria dos Garimpeiros.
Os garimpeiros querem saber porque a Coomigasp não repassa, há dez meses, a verba de manutenção para a delegacia em Brasília. “Devemos tudo. Conta de telefone, material de expediente e o salário da funcionária”, disse Manoel Alves (em destaque na foto acima) ao portal de notícias da Agasp Brasil. A crise tornou-se tão séria que motivou a decisão de encerrar as atividades da delegacia que funciona nas dependências do escritório central da Agasp Brasil, na Asa Sul de Brasília. A medida drástica foi tomada ontem pelo delegado regional.
Manoel Alves confessou não ter a menor condição de trabalhar. “É melhor parar e esperar que o presidente da cooperativa, Gesse Simão, resolva o problema para que a delegacia volte a funcionar normalmente”, completou. A decisão do delegado contou com o apoio dos garimpeiros presentes, que aprovaram em conjunto a medida. Uma ata foi lavrada sobre a decisão e será enviada nesta sexta-feira à Coomigasp em Curionópolis.
A delegacia Regional de Brasília foi umas das primeiras a ser criada, em 2009. As delegacias regionais tem um papel fundamental por desempenhar a relevante função de aproximar a Coomigasp da sua gigantesca sociedade espalhada por todo o Brasil. Sem elas, os sócios da cooperativa são obrigados a se deslocar a Curionópolis para pagar uma mensalidade de R$ 5,00. Além da delegacia regional de Brasília, várias outras delegacias passam pelo mesmo problema. Ao longo desses anos, desde quanto foram criadas, a Coomigasp nunca se preocupou em fazer um orçamento anual para a manutenção dessas delegacias. Ontem, em contato com a Agasp Brasil, o novo diretor financeiro da Coomigasp, Antonio Prado, disse que está fazendo um esforço para colocar tudo em ordem antes que as delegacias fechem suas portas. Mas, ele não disse quando a situação dos 250 garimpeiros de Brasília será resolvida. (Com informações da Agasp Brasil)

Um comentário:

  1. caros amigos garimpeiros de DF, ESTA MUITO CLARO PORQUE OS REPASSE DE DINHEIRO NÃO ESTA SENDO FEITO PELA MATRIZ DA COOMIGASP.é muito SIMPLES O FATO É QUE AGORA O GESSE JA NÃO PRESIZA DE VOCÊS para ficarem batendo palma para ele enquanto ele ferrava vocês.

    ResponderExcluir