Pesquisar este blog

sábado, 31 de março de 2012

Caravana da Produção fortalece diálogo com setor produtivo na região de Carajás


O diálogo estabelecido com lideranças do setor produtivo e Prefeituras, visando discutir alternativas que agreguem valor econômico à cadeia produtiva e gerem empregos e renda, está entre os resultados da Caravana da Produção, coordenada pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).
 A Caravana da Produção percorreu, entre os dias 18 e 23 de março, os municípios de Parauapebas, Curionópolis e Marabá, na Região de Integração Carajás.
Os territórios visitados, além da vocação mineral, estão sendo preparados para receber grandes investimentos em modernos parques siderúrgicos. 
Ouro – O relatório destaca o início das negociações com a Colossus Minerals Inc., que poderá oferecer, em contrato de comodato, ouro para a fabricação de joias no Polo Joalheiro do Pará. A empresa canadense, instalada em Curionópolis, faz um investimento inicial superior a R$ 320 milhões, na extração mecânica do ouro de Serra Pelada, considerado nos anos 1980 o maior garimpo a céu aberto do mundo.
Outro ponto negociado com os executivos da Colossus, durante a visita da caravana, foi a possibilidade de a mineradora estudar a instalação de uma planta industrial, na mesma área, para beneficiar platina e paládio, subprodutos do ouro, mas com alto valor econômico no mercado, visando a geração de empregos e renda aos moradores de Curionópolis.
Movelaria – Em Parauapebas, um dos compromissos da caravana foi conhecer o Polo Moveleiro da cidade, onde atualmente trabalham proprietários de pequenas fábricas de móveis, em 79 lotes. O polo, que já gerou 1.300 empregos diretos, atualmente tem apenas 410 pessoas trabalhando, informou um dos marceneiros. A redução na oferta de trabalho é atribuída, também, à falta de madeira legalizada para atender ao grande número de encomendas.
Os moveleiros explicaram que há mil metros cúbicos de madeira já retirada por meio da supressão florestal (corte de árvores) da área de exploração do minério de ferro, doada por uma mineradora, mas falta a emissão da Licença de Operação (LO) para o transporte até o polo.
David Leal se comprometeu a tratar sobre o assunto com o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Alberto Colares. A caravana também percorreu os distritos industriais de Parauapebas e Marabá, onde constatou a necessidade de melhoria nas pistas de acesso e áreas internas.
O secretário David Leal destacou a determinação do governo de ir aos municípios, ver os diferentes cenários, conversar e encontrar soluções conjuntas, visando atrair novos negócios, que possibilitem agregação de valor econômico às cadeias produtivas, e mais emprego e renda aos paraenses.Matéria Completa Clique aqui - Fonte: Agencia Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário