Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

ATIVIDADE INFORMAL DE FLANELINHAS, CONSTRANGE CONDUTORES DE VEÍCULOS DE PARAUAPEBAS


Encontrar um local para estacionar um carro em Parauapebas não é tarefa fácil, a quantidade de veículos que hoje circulam no município, segundo dados do IBGE  já ultrapassa  25 mil,  sem contar os que transitam com placas de outros Estados.
Com poucos locais para estacionar gerou-se um novo mercado informal,  a dos guardadores de carros, os conhecidos “flanelinhas”.
As abordagens  dos flanelinhas ocorre nos estacionamentos públicos, e tem gerado uma reclamação comum aos motoristas que diariamente  precisam estacionar  no Centro de Parauapebas.
O s indivíduos se valem da situação de falta de estacionamento para oferecer um suposto serviço de vigilância sobre os veículos e  mesmo sem nenhuma regulamentação diante dos órgãos competentes, eles simulam direcionar os carros para as vagas disponíveis, como se não fosse possível encontrá-las, e quando na saída abordam os motoristas para que sejam gratificados pelo que eles acham ser uma prestação de  serviço. Os motoristas constrangidos com a abordagem acabam dando gorjeta  aos guardadores de veiculo.
A ação ilegal parece não incomodar os órgãos fiscalizadores da cidade, uma vez que só vem aumentando a classe de flanelinhas, que muitas vezes até brigam entre eles para tomar de conta das vagas públicas de estacionamento. Um problema que poderia ser combatido ou de vez regulamentado para que deixe de ser um serviço clandestino, abusivo e constrangedor.
Texto: Rosangela Sampaio

Um comentário:

  1. Se fosse so os flanelinhas...
    Pior são também as grandes Consercionárias que fecham os poucos estacionamentos que temos, para expor os carros.Como se o estacionamento público fizesse parte do quintal de suas lojas.

    ResponderExcluir