Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2010

DOM ERWIN KRÄUTLER: SANGUE DERRAMADO DOS INDÍGENAS CLAMA AOS CÉUS


O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), organismo vinculado à CNBB, lançou nesta sexta-feira, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, o relatório sobre a violência contra os povos indígenas no Brasil em 2009.

O presidente do CIMI, Dom Erwin Krautler, ressaltou que o objetivo do relatório não é dizer se a violência contra os indígenas aumentou ou diminuiu, mas mostrar que existe violência contra os povos indígenas. "Não se trata de estatística, porque nosso relacionamento é pessoal com esta gente" - disse o bispo da Prelazia do Xingu (PA).
"O sangue derramado dos indígenas clama aos céus" - disse Dom Erwin Krautler. "Queremos que este relatório chegue aos Governos Federal e Estadual para colocarmos um basta na violência contra os povos indígenas”.
Em 2009, foram registrados 133 casos de violência provocados pela omissão do poder público. Quarenta e uma pessoas morreram por falta de assistência médica. Deste número, 22 vítimas são do povo Xavante, da comunidade Parabubure, localizada no município de Nova Xavantina, Mato Grosso. Outro dado alarmante é o elevado índice de desnutrição. No ano passado foram registrados 90 casos na comunidade Guarani Kaiowá de Dourados (MS).
Em junho de 2009, cinco indígenas Tupinambás da Serra do Padeiro, município de Buerarema, foram capturados e agredidos pela Polícia Federal. Exames comprovaram ainda, que três deles receberam choques elétricos na região dorsal e genital. Essas agressões tinham por objetivo intimidar os indígenas para que saíssem da terra que tradicionalmente ocupam.Mais Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário