Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MST negocia durante protesto com a SEDUC em Curionópolis

Trabalhadores rurais ligados ao MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que chegaram por volta das 10h00 de hoje (10) a Prefeitura Municipal de Curionópolis foram ouvidos pela Secretária de Educação Gerlane Lima. A reinvindicação da classe é a instalação de uma escola no acampamento  Frei Henri, entre as cidades de Parauapebas e Curionópolis em frente à Fazenda Marambaia.
A porta voz do grupo no diálogo que aconteceu em frente à sede da Prefeitura foi Maria José, professora e coordenadora estadual do movimento. Ainda dialogou Neguinho, do acampamento e Mercedes, também coordenadora estadual.
Segundo Gerlane Lima há um despacho judicial em que a Secretaria de Educação do município é orientada a encaminhar transporte escolar para o acampamento e segundo a secretária, “esse despacho está sendo cumprido”. O despacho do juiz não admite edificação na área por não ser ainda um assentamento.
Maria José disse que teme a vinda dos alunos para a sede do município por dois motivos, segurança e preconceito: “Quando nossos alunos chegarem à escola podem ser discriminados por ser do MST”, disse a coordenadora, que ainda acrescentou: “é mais viável uma escola no acampamento, e ela não precisa ser edificada”.
Depois de algumas horas de negociações que foi acompanhada o tempo todo pela Polícia Militar as duas partes chegaram ao seguinte acordo. No dia 17 os membros do acampamento irão ter uma reunião com o Conselho de Educação do Estado e irão levar suas reivindicações.
Da parte da Secretaria de Educação ficou acertado que Gerlane iria encaminhar documento pedido parecer do Conselho Estadual quanto à instalação de uma escola no acampamento e uma cópia seria repassado ao movimento para ser apresentado na reunião do dia 17.
Vale ressaltar que toda manifestação do movimento que saiu do acampamento as 4h00 foi pacífica, e por parte do Poder Público Municipal houve total atenção com a causa que vem sendo debatida desde o ano passado.(Fonte Reporter 30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário