Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Campanha de vacinação infantil começa hoje

Sintomas como febre alta, mal-estar, dor de cabeça e diarreia representam um quadro comum de infecções na infância. Mas também estão associados aos primeiros sinais das crianças que se infectam com o vírus da poliomielite. A pólio também se manifesta com dores musculares, distúrbios gastrointestinais, rigidez na nuca e paralisia súbita, principalmente de membros inferiores. A doença tem como principal complicação a paralisia infantil e até o momento não há tratamento específico.
A única medida para evitar a doença é vacinar as crianças. No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) inicia hoje a campanha de vacinação cuja meta é imunizar 95% da população paraense menor de cinco anos de idade contra a poliomielite.
Esta ação também vai promover a imunização contra o sarampo em áreas de difícil acesso, destinada à faixa etária de um a seis anos.
Foram distribuídas 900 mil doses da vacina contra poliomielite e cerca de um milhão contra o sarampo. A campanha prosseguirá até o dia 16 deste mês, seguindo a mobilização nacional.
ERRADICAÇÃO
Segundo a médica pediatra Rosa Marques, a vacinação é a única arma de controle e da erradicação da poliomielite e do sarampo no país. “As famílias devem continuar vacinando os filhos para que se tornem imunes no contato com o vírus. Até mesmo as mães que seguem uma linha mais ortodoxa da homeopatia, é importante reforçar a importância de imunizar as crianças especialmente porque essas doenças podem deixar sequelas permanentes”, afirmou.
“No caso da pólio, 2% das pessoas que entram em contato com o vírus desenvolvem a paralisia infantil. Já no caso do sarampo, a surdez é a principal sequela deixada pela doença”.
A pólio é altamente contagiosa. “Ela se propaga muito facilmente nos ambientes que não possuem boas condições sanitárias e hábitos de higiene. É mais comum em comunidades muito pobres, carentes de saneamento básico e nas crianças que ainda não têm hábitos de higiene”, reforçou a médica.
O sarampo também é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus de natureza grave, transmissível e altamente contagioso. A transmissão se dá pela secreção expelida pela pessoa infectada, por espirro e tosse. Os sintomas mais comuns são febre alta, mal-estar, tosse, coriza e conjuntivite. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário