Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Forasteiro és tu, cara pálida!

A respeito da divisão do Estado do Pará, várias matérias saem todos os dias na grande imprensa da capital do Estado.
Umas com bastante equilíbrio, pois chamam a atenção da população para discutir com mais serenidade a questão, outras com tanto despreparo emocional que chegam a passar a impressão de que foram escritas no Mangueirão durante o intervalo de um emocionante Re x Pa, pois chegam a chamar aqueles que lideram o movimento de criação do Carajás e do Tapajós de forasteiros.
Ora, quem chama os líderes políticos, empresariais, sindicais e de movimentos sociais destas regiões de forasteiros é no mínimo um tremendo idiota.
A luta do povo desta região por independência administrativa é legítima e inegociável, basta de nos empurrar com a barriga e tentar nos impor uma condição que não nos interessa.
O povo do interior não quer mais saber de migalhas ou das sobras de Belém. Queremos ter a nossa independência por entender que temos muito mais direitos que hoje nos é facultado.
É sabido que a capital do Pará é uma das grandes referências culturais da Amazônia e do Brasil, mas não representa o que é vivido em nossa região, que é formada por uma grande miscigenação de povos de todos os estados do Brasil.
Também é sabido que a ausência do Estado em segurança pública, em saúde, em educação, na cultura, no esporte, em rodovias, na agricultura, em infra-estrutura em geral é o grande responsável por este sentimento do povo por independência.
Ai me vem a grande constatação.
Forasteiro és tu! Que fica ai sentado em sua poltrona, no ar condicionado, em frente a um computador de última geração, dissertando sobre uma realidade que não conheces.
Forasteiro és tu! Que do alto de sua ignorância ficas a dizeres bobagens sobre um povo trabalhador e progressista.
Forasteiro és tu! Que de tão acomodado não consegues enxergar um palmo adiante do seu nariz, não consegues enxergar a realidade de nossa gente.
Forasteiro és tu! Que finge estar tudo bem enquanto o nosso povo passa fome, sofre com a insegurança, com a falta de escolas de boa qualidade, com a falta de atendimento médico, pelo isolamento causado pelas péssimas condições de nossas estradas.
Forasteiros são todos aqueles que não conseguiram conquistar este espaço de chão e agora ficam de longe querendo impor suas vontades ao nosso povo.

Texto: Ivair Justino - Repórter Popular - Parauapebas-PA-Brasil

Um comentário:

  1. E o Estado de Carajás não vai resolver problema nenhum! A não ser os novos cargos do politiqueiros.

    E os forasteiros concluirão seu saque as riquezas

    ResponderExcluir