Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

GARIMPEIROS ESPULSAM TRABALHADORES DA COLOSSUS MINERALS DE SERRA PELADA


Cerca de mil moradores e garimpeiros insatisfeitos com os atos ali praticados pela COOMIGASP e pela Colossus Minerals paralisaram todo o serviço, colocando os trabalhadores da empresa para correr.


Os garimpeiros e moradores pararam a sonda que fazia pesquisas na área. O equipamento pertence à mineradora canadense Colossus, que recentemente assinou contrato com a Coomigasp, uma das sete cooperativas garimpeiros que possuem direitos de lavra em Serra Pelada. O contrato sofre fortes contestações, inclusive, em nível judiciário.

Segundo fontes presentes ao local, o imbróglio teve início na quinta feira (17) quando chegaram à vila alguns funcionários com muitas máquinas da empresa e começaram a construir o alojamento para os futuros trabalhadores, que deveriam chegar à área de prospecção.

Os moradores e garimpeiros da vila de Serra Pelada não aceitaram a presença dos mesmos, pois, segundo afirmam a empresa não fez qualquer contato com a comunidade para discutir o inicio das obras.

Sabe-se que a empresa tenta a qualquer preço construir condições para alojar seus funcionários que deverão trabalhar na implantação do projeto, contudo, não considera o grande impacto que isto causará na vida daquela comunidade que, até o presente momento, não sabe o que irá acontecer com as cerca de seis mil pessoas que residem na vila, uma vez que a vila fica exatamente entre o Projeto Serra Pelada (Colossus) e Projeto Serra Leste (CVRD).

Todas estas questões culminaram em mais uma ação daquela comunidade que, neste domingo, resolveu se juntar e parar todas as ações da Colossus na área de Serra Pelada.

Desde as primeiras horas da manhã, cerca de mil moradores e garimpeiros ocuparam as sondas de pesquisa da empresa impedindo o seu funcionamento. Tomaram também o controle das máquinas que estavam na vila, além de, segundo as últimas informações, “convidar” os funcionários da empresa que não residem na vila a se retirarem.
Fonte: Zedudu

2 comentários:

  1. óla, sou garimpeiro também e apoio incondicionalmente á atitude dos garimpeiros em tomar esta decisão corajosa mas, infelizmente existe ainda muitos garimpeiros que se vendem por um prato de comida e um refrigerante, e ainda batem palmas, eu atribuo e responsabilizo á agasp brasil por tudo que vier a acontecer, ela foi criada no D.F nos bastidores com propósito de fazer o que estar feito ai.Beneficiando em média 95% a colosus todos outros assuntos que agasp diz defender e tentando desvia o foco do mega contrato já feito por hora ,cabe a nós garimpeiros que derramamos muito suor ,dinheiro expectativas e tempo, que o mais precioso ,porque ele não volta atrás, não aceitamos.Por varios anos aturamos e enfrentamos o famigerado curió, e hoje é o toni duarte, só existe uma diferencia muito grande entre os dois , as armas da agasp não é metralhadora, e pistoleiros, é o trafico de influencia é mais venal ainda, eu acredito que o Exmo; senador Lobão estar pecando muito em deixar um ex assessor seu tratar de um assunto como se ele fosse o menos garimpeiros eu colaborei muito com o toni passando informaçães uteis á causa garimpeiros, mas quando a agasp divulgou as pesquisas feita pela colosus de 30 ton de Au,eu senti o cheiro do golpe, eu fiz a ele um questionamento e alertei-o sobre o meus conhecimentos da pesquisas feita pela CVRD em 1996, exatamente quando eu estava trabalhando com lontras dentro do garimpo no mesmo local , ele nunca mais respondeu meus e-mails , demonstrando não ter gostado,e para mim a mascara dele comessava a cair, dias depois chegou em minhas mãos um DVD contendo um documentario de serra pelada apresentado por ele, e no final fala exatamente sobre a dita pesquisa que existe 150 toneladas de Au,em Serra Pelada,por varios motivos o ministro Lobão era para ser o primeiro a posicionar ao contrario, e ficar do lado dos garimpeiros não aceitando o teor da pesquisada colosus de 30 ton e esse percentual astronômico de 75% para colosus e 25% para COOMIGAS.A agasp representa o DMPM que tem o poder de assinar o alvará de funcionamento,a colossus só ela pode abrir mão de alguma coisa e a coomigasp é quem assina o contrato e o Toni tem um mega aparato e faz a lavagem cerebral nos garimpeiros que já estam no seu limite e acredita em qualquer mentira bem colocada . isto é total absurdo e inaceitavel. agradeço o precioso espaço desse blog obrigado.Os garimpeiros de verdade agradecem

    ResponderExcluir
  2. óla, sou garimpeiro também e apoio incondicionalmente á atitude dos garimpeiros em tomar esta decisão corajosa mas, infelizmente existe ainda muitos garimpeiros que trabalha contra os propios interesses é se vendem por um prato de comida e um refrigerante, e ainda batem palmas, eu atribuo e responsabilizo á agasp brasil por tudo que vier a acontecer, ela foi criada no D.F nos bastidores com propósito de fazer o que estar feito ai.Beneficiando em média 95% a colosus todos outros assuntos que agasp diz em defender e tentando desvia o foco do mega contrato já feito, por hora ,cabe a nós garimpeiros que derramamos muito suor ,dinheiro expectativas e tempo, que o mais precioso ,porque ele não volta atrás,em não aceitamos.Por varios anos aturamos e enfrentamos o famigerado curió, e hoje é o toni duarte, só existe uma diferencia muito grande entre os dois , as armas da agasp não é metralhadora, e pistoleiros, é o trafico de influencia que é mais venal ainda, eu acredito que o Exmo; senador Lobão estar pecando muito em deixar um ex assessor seu tratar um assunto tão sencivel,e complexo como se ele fosse o menos garimpeiros, eu colaborei muito com o toni passando informaçães uteis á causa garimpeiros, mas quando a agasp divulgou as pesquisas feita pela colosus de 30 ton de Au,eu senti o cheiro do golpe, eu fiz a ele um questionamento e alertei-o sobre o meus conhecimentos da pesquisas feita pela CVRD em 1996,estar tudo no papel ! exatamente quando eu estava trabalhando com lontra dentro do garimpo no mesmo local,! Ele simplesmente nunca mais respondeu meus e-mails , demonstrando não ter gostado,e para mim a mascara dele começava a cair, dias depois chegou em minhas mãos um DVD contendo um documentario de serra pelada apresentado por ele, e no final fala exatamente sobre a dita pesquisa que existe 150 toneladas de Au,em Serra Pelada acredito eu que,por varios motivos o ministro Lobão era para ser o primeiro a posicionar ao contrario, e ficar do lado dos garimpeiros não aceitando o teor da pesquisada colosus de 30 ton e esse percentual astronômico de 75% para colosus e 25% para COOMIGAS. Agasp representa o DMPM que tem o poder de assinar o alvará de funcionamento do garimpo no dia e horas que quiser.,Representa a colossus só ela pode abrir mão de alguma coisa pelos trabalhos prestado a ela e., Representa também a Coomigasp é quemtem o poder de assinar em nome dos associados sa cramentando o contrato o transito do Toni Duarte é muito grande e suspeito, eu venho a pergunta isto é fazer JORNALISMO? leva a crê que ele é o famoso testa de ferro,ele tem um mega aparato a seu dispor e faz a lavagem cerebral nos garimpeiros deixando a entender que ele caiu do céu, vem a calhar com os garimpeiros fragilizados já estão no seu limite e acredita em qualquer mentira bem colocada .até o nome do presidente LULA ele usa direto e indireto isto é total absurdo e inaceitável . agradeço o precioso espaço desse blog, muito obrigado.Os garimpeiros de verdade agradece...

    Carlos Cesar
    Vice- Presidente da Associação dos Propietarios de Barranco de Serra Pelada APROCASE de 1999
    Curionopolis P.A

    ResponderExcluir