Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Polícia garante a paz em Serra Pelada

As sondas da empresa de mineração Colossus, que fazem os trabalhos de prospecção para análise do subsolo em Serra Pelada voltaram a funcionar esta semana. Elas estavam paradas desde o último domingo, quando alguns garimpeiros se revoltaram e expulsaram os empregados da mineradora.

Uma das sondas voltou a funcionar nesta quarta-feira. Os empregados se revezam na retirada de amostras para análise em laboratório do subsolo do garimpo. Esta sonda fica a poucos metros do lago que se formou com a ação de milhares de homens durante pouco mais de dez anos de trabalho na retirada de terra a procura do ouro na década de 1980.
Perto da máquina, além dos operários, ficam dois vigilantes, um da empresa de mineração canadense Colossus e outro da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), parceiras deste novo momento da construção da mina.
Depois do último domingo, em que eles fecharam as máquinas em protesto contra a parceria entre Coomigasp e Colossus, eles ainda não desistiram de serem ouvidos pelo governo. Para garantir o funcionamento das sondas, chegou esta semana, de Parauapebas e Curionópolis, um reforço da Polícia Militar. Cerca de 20 homens fazem a segurança dos operários e mantêm abertas as vias de acesso as máquinas.
Fonte: Diario do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário