Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Fiscais encontram trabalho escravo em fazendas do PA


Uma operação realizada no Pará resgatou 17 pessoas que trabalhavam em condições semelhantes à escravidão em duas fazendas de gado no Pará, algumas delas alojadas dentro de um estábulo. Os funcionários trabalhavam com roçado e estavam instalados em acomodações precárias, sem água potável e banheiro, e com alimentação escassa.

Uma das fazendas fiscalizadas fica na cidade de São Félix do Xingu e mantinha seis pessoas em condição de trabalho escravo.
Segundo ele, os funcionários também estavam sem carteira de trabalho assinada e o salário não era depositado de maneira regular. Só podiam receber o dinheiro depois de realizar o serviço. "Mas no fim do trabalho, a quantia ganha não superava o que eles gastavam com alimentação e equipamentos de proteção individual, que tinham de comprar", diz Moreira.
A outra fazenda encontrada está no município de Altamira, onde foram libertadas mais 11 pessoas, também vivendo em condições precárias. "Isso porque a sede da fazenda era bem confortável. Já os trabalhadores moravam em um barracão de lona perto dos igarapés", diz Sivers.
No total, as vítimas das duas fazendas receberam cerca de R$ 44 mil em verbas rescisórias e indenizações trabalhistas. Além disso, fiscais agora analisam fotos de satélite da região da fazenda de Altamira para detectar se houve desmatamento ilegal de florestas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário