Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bancada quer universidade no sul e sudeste do Estado


Parlamentares da bancada federal se reuniram com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para discutir o projeto que prevê a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. A proposta é implantar um núcleo acadêmico a exemplo do que foi feito com a recém criada Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O ministro explicou aos parlamentares paraenses que o processo deve ser feito de forma estruturada, em pelo menos dois anos, priorizando a emancipação do campus de Marabá.


Para a construção da universidade foi doada uma área de 48 hectares no município de Marabá para a construção da futura universidade, além dos campus I e II da UFPA que já funcionam em Marabá.

PROPOSTA
A proposta de criação da nova universidade prevê a oferta de cerca de 2.045 novas vagas de graduação e contratação de 576 novos professores. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará deverá ter quatro campi, em Marabá, Xinguara, Rondon do Pará e Parauapebas. A instituição será de médio porte, abriagará um total de 53 cursos, sendo 38 em marabá, cinco em Xingara, cinco em Rondon do Pará e cinco em Parauapebas, onde haverá também um centro de Tecnologia da Informação e Comunicação e Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário