Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pará vai ter "Cartão do Produtor" já em março


O empresariado rural de seis Estados brasileiros, entre eles o Pará, começa a utilizar, a partir de março, o Cartão do Produtor, dispositivo de identificação com uma única plataforma para recepção de uma base completa de dados sobre cada propriedade.
Além do Pará, vão integrar o sistema, inicialmente, os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás. Na etapa seguinte, ele será estendido a todos os Estados brasileiros.
A operacionalização do sistema, já aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está sendo coordenada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). A entidade nacional que representa o agronegócio brasileiro firmou contrato com a empresa Suíte Plus, que interligará todos os sistemas das secretarias e agências de defesa num banco de dados único. De acordo com o consultor da CNA, Décio Coutinho, a confederação vai disponibilizar uma extensa rede de terminais espalhados no Pará inteiro, em estabelecimentos comerciais, sindicatos rurais e associações de produtores.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Fernandes Xavier, considera que o novo sistema vai contribuir para a modernização da atividade rural no Pará e em todo o Brasil. Destacou Carlos Xavier que, como o Cartão do Produtor terá armazenadas todas as informações relativas não somente à propriedade rural, mas também ao produtor, ele poderá ser utilizado para agilizar todo e qualquer tipo de operação, inclusive com a administração pública. Entre outras transações, o dispositivo permitirá ao produtor obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), emitir documentos fiscais, manter atualizado o seu cadastro ambiental e até fazer a regularização fundiária.
No Pará, o detalhamento do sistema e de sua operacionalização foi tema de um encontro recente na Faepa com a participação de diversas instituições. O Cartão do Produtor, que inclui a Plataforma de Gestão Agropecuária (GTA), mobiliza aqui no Estado, além da própria Faepa, também a Prodepa (empresa estadual de processamento de dados), Adepará, Iterpa, Emater e secretarias estaduais da Fazenda, Agricultura e Meio Ambiente. Todos esses organismos firmaram um acordo de cooperação técnica que lhes permitirá, mediante treinamento específico, atuar na operacionalização do sistema.
PRIMEIRA ETAPA
Na primeira etapa, serão incluídos os Estados do Pará, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás. Depois o sistema deve ser estendido a todos os estados brasileiros.
INTEGRADOS
Para construir o banco de dados do Cartão do Produtor no Pará, vão trabalhar de forma integrada a Faepa, Prodepa, Adepará, Iterpa, Emater e secretarias estaduais da Fazenda, Agricultura e Meio Ambiente. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário