Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Defensores da divisão do Pará querem mudar regra para plebiscito


Os defensores da divisão do Pará, rejeitada em plebiscito em dezembro, querem mudar a legislação para que apenas a população das áreas onde seriam os novos Estados seja ouvida em caso de outro plebiscito.
Lideranças políticas do Carajás (sul e sudeste do Pará) e do Tapajós (oeste) vão apresentar na Câmara dos Deputados, após o Carnaval, um projeto para essa mudança.
A ideia é alterar trechos da lei 9.709, que regulamenta a criação de Estados.
Essas lideranças ainda promovem uma análise jurídica para definir se será necessário apresentar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), já que a Constituição também aborda a criação de Estados, ou se seria apenas um projeto de lei.
Para dar força à proposta, prefeituras das duas regiões irão coletar assinaturas de apoio. O objetivo é obter mais de um milhão de assinaturas.
Em dezembro, um plebiscito que ouviu toda a população do Pará rejeitou, com 66% dos votos, o desmembramento do Estado para criação do Carajás e do Tapajós.
Na maioria dos municípios onde seriam os novos Estados, porém, a votação a favor da divisão foi superior a 80%.
"Se mudarmos a lei para deixar explícito que apenas a população da área a ser emancipada seja ouvida, está resolvida a questão", afirmou o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA).
De acordo com a assessoria da Câmara dos Deputados, não há impedimento para que uma nova proposta de plebiscito para divisão do Pará seja apresentada.
A mudança daria força às propostas de divisão de Estados que tramitam no Congresso Nacional. Há projetos, por exemplo, para divisão da Bahia, Maranhão, Mato Grosso e Amazonas.
Antes do plebiscito, o STF (Supremo Tribunal Federal) havia decidido que toda a população do Pará tinha que ser consultada. Isso foi crucial para a derrota da divisão, segundo integrantes do grupo contrário à proposta.
Fonte: http://www.midianews.com.br

Um comentário:

  1. Atenção, povos de Carajás-Tapajós!
    Não baixem a guarda não! Vão às ruas e exigem do Congresso e Senado e do TSE, um novo plebiscito, afinal de contas, quem deve decidir se querem ou não se separar do Estado-tronco, são os separatistas, a opinião de Belém e região não importa! Façam marchas, caravanas até Brasília e exigem seus direitos, que é anulação do referendo realizado no dia 11 de DEZEMBRO de 2011. A totalidade de votos apurados acabou favorecendo Belém e região que possuíam os votos majoritários em detrimento injusto da terrível desvantagem de Carajás-Tapajós. O novo plebiscito já deve ser encomendado juntamente com as novas propostas de criação de novos Estados previstos na Bahia, Maranhão e Piauí, dessa vez com novas regras: realizado apenas com a participação dos separatistas.

    ResponderExcluir