Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CONCORRÊNCIA EM SERRA PELADA


Os quase 38 mil garimpeiros sócios da Coomigasp vão esperar por todo esse primeiro semestre do ano que a Coomigasp anuncie a convocação de uma assembléia geral para realização contratual para a exploração de minérios na área dos 700 hectares, tão logo esta seja liberada para a cooperativa, conforme promessa do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O requerimento da área foi registrado no DNMP do Pará no inicio de janeiro.
Já existem três grandes empresas, duas brasileiras e uma estrangeira, que desejam apresentar suas propostas junto a Coomigasp, tão logo a cooperativa anuncie o edital de licitação para esse fim. Para o conjunto da sociedade garimpeira, a concorrência será um fator muito importante, já que pode aparecer uma proposta melhor do que 25%, percentual único oferecido pela Colossus para todas as cooperativas do Distrito Mineiro de Serra Pelada, seguindo o mesmo modelo do contrato assinado com a Coomigasp para a exploração da área dos 100 hectares.
Segundo o Presidente da Agasp Toni Duarte , o  interesse louco da Colossus na área dos 700 hectares tem seus motivos pra lá de alvissareiros. Trata-se de uma área contigua a área dos 100 hectares, em que cerca de 40% do “charutão de ouro” (como os gringos gostam de denominar o depósito mineral de Serra Pelada) estão concentrados na nova área. Os dados revelados são da Vale ao pesquisar a área nos últimos dez anos.
Ainda segundo Toni Duarte, a mineradora canadense, que se fortaleceu na bolsa de valores de Toronto graças à “parceria” com os garimpeiros, pretende estender seus tentáculos por todo o Distrito Mineiro de Serra Pelada. Acha que fica com os 700 hectares.  Como o principio da livre concorrência entre a oferta e a procura terá que prevalecer, o presidente da Coomigasp, Gesse Simão, não poderá deixar de convidar empresas através de jornais de grande circulação que possam dar, pelo rico pedaço do charuto de ouro na área dos 700 hectares, um percentual maior que 25% que foi oferecido pela Colossus. A sociedade vai exigir e a  Agasp Brasil estará ao lado da sociedade, finaliza Duarte.
Matéria completa site:http://agaspbrasil.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário