Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mobilização em favor do campus da Unifesspa em Parauapebas

Na última quinta-feira, 08, classe estudantil e autoridades estiveram reunidas em audiência pública, na quadra da Escola Chico Mendes, para traçar estratégias que visam a colocar a capital do minério entre as cidades que serão beneficiadas com a instalação da Unifesspa.
Parauapebas ficou fora do projeto inicial. O prefeito Darci Lermen afirmou que se sentiu “traído” quando soube da decisão do Ministério da Educação (MEC). “Fizemos tudo o que precisava ser feito, designei uma pessoa do meu gabinete, o professor Leônidas, que vocês conhecem bem, para ter a missão exclusiva de acompanhar o desenvolvimento do projeto”, disse.
Da plenária surgiram opiniões variadas. Dos mais exaltados veio a de greve de fome; outros propuseram fechar a portaria da Vale e interditar a estrada de ferro; mas, no final, o que prevaleceu mesmo foi o otimismo, graças à ideia do deputado federal Claudio Puty (PT). O congressista trouxe à luz o compromisso de uma emenda parlamentar. A alternativa já havia sido colocada em Brasília, em reunião com o prefeito Darci e o secretário Raimundo Neto.

Segundo Puty, “Parauapebas é uma cidade vitoriosa. Nós vamos conseguir trazer o campus porque não é uma vaidade do prefeito, é um apelo popular, é o povo que quer”. O deputado aposta numa estratégia suprapartidária. Segundo ele, toda a bancada do Pará estará envolvida, independente de sigla partidária. “Os partidos de oposição ao governo Jatene estarão juntos com os que fazem oposição à Dilma lutando para trazer a Unifesspa”, resumiu.
Do lado dos estudantes a expectativa é grande. A vontade de lutar pela conquista do campus não é menor. A audiência lhes deu outro aliado, o “otimismo”, diz Geilson Costa Sousa, 16, um dos líderes do movimento.
Para Geilson, o apoio das autoridades é importante. No entanto, “o movimento é independente, e o maior aliado é o povo”, disse. “Iremos onde for preciso, entraremos em qualquer buraco, caso seja necessário, mas traremos a Unifesspa”.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário