Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Famep e Ifpa debatem campi

A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) promoveu ontem uma reunião com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (Ifpa), professor Edson Ary Fontes, onde estiveram presentes os prefeitos de Cametá, José Waldoli, e Óbidos, Jaime Barbosa da Silva, o vice-prefeito de Paragominas, Paulo Pombo, o secretário municipal de Educação de Parauapebas, Raimundo Neto, e o presidente da Famep, Helder Barbalho, que também é prefeito de Ananindeua, município que completa a lista das cinco cidades que receberão um campus do IFPA.
Foi o primeiro encontro dos municípios que serão beneficiados pelo Plano de Expansão do Ensino Técnico, do Governo Federal, após o anúncio da presidente Dilma Rousseff, em agosto passado, onde ela confirmou a instalação de novas unidades do Ifpa no Pará.
O prefeito Helder Barbalho tinha a solicitação ao Ifpa, enquanto presidente da Famep, em janeiro deste ano. Durante a reunião, o reitor do Ifpa explicou as condições para a implantação e construção dos campi e esclareceu dúvidas dos gestores. “Este momento com os prefeitos e seus representantes foi muito importante. Agora eles sabem quais os projetos que estamos oferecendo e como ter acesso a eles. Se tudo correr como o esperado, no segundo semestre de 2012 iniciamos o primeiro processo seletivo de cada polo”, concluiu Edson Ary Fontes.
A expectativa para a implantação das unidades não está apenas nas 6 mil novas vagas que serão disponibilizadas nas novas unidades. O Ifpa tem uma perspectiva de admitir, por meio de concurso público, mais 300 professores e 225 técnicos administrativos para trabalhar nos futuros campi.
O prefeito de Cametá, José Waldoli, comentou a conquista para o seu município. “Graças à iniciativa da federação, o município de Óbidos receberá uma unidade do Ifpa que vai beneficiar também os municípios vizinhos”. concluiu.
Helder Barbalho reforçou que agora cada prefeitura terá que seguir os passos determinados pelo governo federal para que todos os processos administrativos e legais sejam cumpridos em tempo e as unidades possam começar a funcionar efetivamente no final de 2012.
“Iniciamos de forma muito positiva essa caminhada que busca a ampliação do ensino técnico. Agora precisamos ter a agilidade para concluir todas as etapas necessárias”, afirmou o presidente.
De acordo com o Ifpa, o município de Ananindeua é a cidade que está mais adiantada neste processo, aguardando apenas a liberação oficial do terreno da Granja do Icuí, onde será instalado o campus, o que já foi sinalizado pelo governador do Estado, Simão Jatene. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário