Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PRIMEIRO ECLIPSE SOLAR DE 2011

O primeiro eclipse solar de 2011, que será apenas parcial, poderá ser visto na próxima terça-feira (4) na Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia Central. O fenômeno não poderá ser observado do Brasil.
O eclipse será visto pela primeira vez com o nascer do Sol no norte da Argélia, por volta das 04h40, no horário de Brasília, antes de deslocar-se para o leste, permitindo que a maior parte da Europa o observe durante a manhã.
Na França, mais da metade e até dois terços do disco solar estarão ocultos pela Lua por volta das 06h00, no horário de Brasília.
O fenômeno também será visível na cidade do Cairo, em Jerusalém, Istambul e Teerã, antes de desaparecer às 09h00 de Brasília.
Em seguida, será visto na Rússia central, no Cazaquistão, na Mongólia e no noroeste da China, onde poderá ser observado no pôr do sol.
Os eclipses solares ocorrem quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, o que significa que o astro fica oculto para as pessoas que vivem em países que se encontram na sombra do satélite natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário