Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ministério do Trabalho aponta mais 28 exploradores de mão de obra escrava na região Norte

A lista suja de empregadores que utilizam mão de obra escrava foi atualizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e agora conta com 220 nomes. Na atualização, foram inseridas mais 28 pessoas físicas ou jurídicas da região Norte, totalizando 84 exploradores de mão de obra escrava na região.

O Pará é o recordista da região, com 57 casos. O Tocantins, segundo maior em número de casos, tem 21 pessoas físicas e jurídicas citadas na lista. Rondônia tem três casos. O Amazonas aparece uma vez na lista. O responsável citado é Ademar Almeida Freire da Fazenda Guaxuba, na zona rural de Lábrea. O nome dele consta na lista desde 2007 e teve dois trabalhadores resgatados da condição de escravos.

Marcelo Campos, assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho, órgão do MTE, explica que só é possível chegar a essas fazendas e resgatar pessoas do trabalho escravo por meio de denúncias feitas nas delegacias regionais do trabalho. “Trabalhamos a partir de denúncias. A equipe do ministério se dirige ao local e verifica se existe trabalho análogo ao escravo”, explica Campos.Mais Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário