Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Adepará apreende carne imprópria para consumo em Parauapebas

Os fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) realizaram ações de combate ao abate clandestino de animais de açougue (bovinos, aves e suínos) no município de Parauapebas. O trabalho contou com o apoio de técnicos da Vigilância Sanitária, Serviço de Inspeção Municipal, Promotoria de Justiça e Polícia Militar. No total foram apreendidas quase duas toneladas de carne imprópria para o consumo.
Os fiscais Jefferson de Oliveira e Elvio Luciano Leitão atenderam solicitação do Ministério Público Estadual e da Prefeitura de Parauapebas e fiscalizaram quatro matadouros clandestinos de bovinos e um de aves, além de dez açougues do município. Um dos matadouros estava em plena atividade de abate no momento da fiscalização. O estabelecimento teve encerradas as atividades e apreendidos produtos provenientes do abate de seis animais, aproximadamente 960 quilos de carne. O local foi interditado e o proprietário autuado. Ele também foi detido pelos policiais civis e vai responder por crime contra a saúde pública.
Depois dos abatedouros, os fiscais concentraram suas ações nos açougues da cidade. Dados cedidos pela Secretaria de Agricultura Municipal informam que mais de 60% da carne consumida em Parauapebas são oriundas de abate clandestino. Nas ações de fiscalização nos açougues foram apreendidas carne bovinas, suínas e de aves, carnes mal conservadas e expostas ao tempo como também as que apresentavam suas características organolépticas alteradas (cor, odor, textura, etc..).
Evenildo Leal - Ascom Adepará

Nenhum comentário:

Postar um comentário