Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SITUAÇÃO FUNDIÁRIA DE PARAUAPEBAS

Mesmo após a emancipação, Parauapebas ainda sofre as conseqüências da falta de planejamento em sua criação e tenta se organizar com a questão fundiária. Com uma área de 6.957Km², apenas 40%(quarenta por cento) dos imóveis rurais e urbanos são regularizados.
Segundo o coordenador de Terras do Município de Parauapebas, Bruno Leonardo Araújo Soares, o crescimento habitacional acelerado nos últimos anos no município, tem sido um problema que dificulta a organização e planejamento dos bairros antigos e os que estão surgindo.
Muitas áreas do município ainda estão registradas em nome da União e a burocracia tem sido um problema que dificulta a regularização de mais de 60%, dos imóveis que poderiam já possuir seus títulos definitivos.
Segundo dados fornecidos pelo Setor de Terras Patrimoniais de Parauapebas os bairros que já estão em situação regular e que já possuem Registro junto ao Cartório de Imóveis e Títulos Definitivos são: Cidade Nova, Primavera, União, Rio Verde, Da Paz, Beira Rio I e II, Liberdade, Loteamento Paraíso, Loteamento Amazônia, Loteamento Parque dos Carajás I e II, Loteamento Cidade Jardim, I, II e III, Vila Rica, Novo Horizonte, Jardim Canadá I e II, Loteamento Vale dos Carajás, Loteamento Porto Seguro, Chácara do Sol, Chácara das Estrelas e Chácara da Lua.
Muitos bairros ainda estão em situação irregular, por se tratar de áreas invadidas, loteamentos clandestinos, loteamentos particulares que ainda não procederam à regularização junto aos órgãos competentes e bairros do Poder Público em processo de regularização, e entre eles estão os bairros: Liberdade(Cortinão), Liberdade (Cinco Estrelas), Liberdade (Quatro Estrelas), Liberdade II, Maranhão, Nova Vida I e II, Jardim América I e II, Bela Vista I e II, Morada Nova, Loteamento Esplanada, Novo Brasil (em processo de regularização), Linha Verde, Altamira (em processo de regularização), Betânia, Chácara do Cacau (em processo de regularização), e São Lucas I e II.
Materia Completa Jornal reporter Popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário