Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

Semana dos Povos Indígenas reúne 18 tribos em São Félix do Xingu


O hino do Brasil entoado na língua Kaiapó foi o momento mais emocionante da união de diversas tribos indígenas e brancos presentes na abertura da "Semana dos Povos Indígenas", na noite deste domingo, 17, na quadra de esportes Triângulo, no município de São Félix do Xingu. A abertura do evento reuniu 18 tribos, com cerca de cinco mil indígenas, dos municípios paraenses de Cumaru do Norte, Pau D' Arco, Ourilândia do Norte, Altamira e São Félix do Xingu.
"Este é um dia especial, pois podemos encontrar nossos irmãos de outras aldeias e comemorar juntos esta bonita festa", disse o cacique da tribo Apexti. Participaram da Semana também índios Pynhêre, Yrenhô, Ireôti, Bethânia, Xixipá, Xada, Narenhnoka, Pody, Em Kaiapó, Aukre, Kakroimorô, Kreampare, Krikretum, Kriny, Gorotire, Moxkarakó e Pykarãrãnki.
A noite de abertura do evento também foi marcada pelo lançamento de um CD com músicas indígenas, do índio Pukatira Kaiapó. A apresentação do cantor levantou a arquibancada e agitou o público, todos ficaram encantados com sua apresentação musical e dançante.

Outra atração foi o concurso da "Miss Kaiapó", que elegeu a moça mais bela de todas as tribos. A vencedora, da etnia Em Kaiapó, representante da tribo Gorotire, teve preferência unânime dos jurados. Mais informações agencia Pará de Noticia clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário