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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

HAJA CORAÇÃO



Arriscar-se? Quem terá peito para tanto?
É por isso que quase todos os ministros do novo governo estão discretíssimos. Temem pisar na bola e ser repreendidos pela presidente. Ou perderem o emprego.
Antecipar projetos em estudo? Nadica.
Não que lhes faltem idéias. Mas não se sentem à vontade para submetê-los por antecipação ao crivo do público com receio de ser desautorizados pela presidente.
Lula saiu de cena com a fama do chefe sorridente que passava a mão na cabeça dos seus auxiliares. Carões? Só raramente.
A fama é injusta. Lula costumava ser tão duro com sua gente como Dilma é. Com algumas diferenças.
Expressões chulas faziam parte do seu vocabulário. Dilma não fala palavrões. E mesmo que reconhecesse um erro no trato com subordinados, Lula hesitava em se desculpar.
Dilma não pede desculpas. Não existe uma alma no governo que tenha ouvido dela um pedido de desculpas. Em compensação, algumas dezenas foram alvejadas com observações depreciativas.
Um burocrata importante do governo passado ouviu dela mais de uma vez em reuniões com outros colegas: “Não, fulano, não diga nada. Você só fala besteiras”.
Certa vez, reunida com empreiteiros que cobravam caro pela construção de uma estrada, a então ministra levantou-se da cadeira e decretou: “Vocês têm 10 minutos para se entender e baixar o preço”. Saiu da sala.
Voltou sem que tivesse havido entendimento. Dispensou-se de chofre. Enquanto esteve fora da sala, ela telefonara para o ministro da Defesa e acertara que o batalhão de engenharia do Exército se encarregaria da obra.
A última dela?
Novas campanhas de publicidade do governo só poderão ser veiculadas depois do seu “de acordo”. Ela quer discutir o conceito das campanhas, examinar layout por layout e esmiuçar o plano de mídia. Ou seja: a distribuição dos gastos por veículos.
Há poucas semanas, rejeitou propostas de uma campanha sobre o programa Farmácia Popular apresentadas pelas três agências de publicidade donas da conta do Palácio do Planalto.
Desde quando Dilma entende de publicidade?
A farta literatura existente sobre administração de empresas e líderes criativos não reserva elogios a gestores dotados das características e do estilo exibidos por Dilma.
Recomenda a delegação de tarefas, o estímulo ao conflito de opiniões e a criação de um ambiente movido a entusiasmo.
Mas se você quiser tirar a temperatura do governo, avise de supetão a qualquer um dos ministros: “A presidente quer vê-lo de imediato”.
Certifique-se antes que o ministro não é cardíaco.(fonte: Blog do Noblat)

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