Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Garimpeiros inadimplentes ainda tem chance de retornar

Diretores da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp estiveram em visita ao jornal de Marabá CORREIO DO TOCANTINS. Na oportunidade eles reforçaram notícia já veiculada dando conta de que, por um erro de redação na Portaria 05/2011, publicada no Diário Oficial do Estado, foi veiculada a informação de que 40 mil garimpeiros seriam desligados da entidade, porque estariam devendo mensalidades.

De acordo com o diretor Jurídico da cooperativa, Jairo Leite, o quadro social está passando uma revisão e até o momento já foi constatado que cerca de 26.500 cooperados estão em dia com suas obrigações.
Entretanto, ainda segundo Leite, os inadimplentes têm até o dia 15 de março para se regularizarem e isso já está acontecendo. “Cremos que, ao fim do prazo concedido para a regularização, cerca de 38.500 garimpeiros estarão com a situação regular diante da Coomigasp”, afirma ele.
Indagado sobre se haverá casos de anistia da dívida, Jairo Leite afirmou que aqueles cooperados que estiverem doentes ou absolutamente impedidos financeiramente de quitar as mensalidades atrasadas terão a dívida perdoada. Porém, para isso, terão de comparecer às delegacias da entidade e expor a situação.
O diretor jurídico da Coomigasp calcula que cerca de 6 mil garimpeiros ficarão desligados da cooperativa ao final do prazo. “Mesmo assim, eles só serão desligados definitivamente caso essa medida seja aprovada pela assembléia-geral”, lembrou.Mais Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário