A Ferrovia Norte-Sul – FNS, já esta em processo acelerado de construção e a previsão é que até o final deste ano estará em operação o trecho de Açailândia(MA) a Anápolis(GO).
O projeto ferroviário que contempla a construção de uma ferrovia de aproximadamente 2.100 km atravessando as regiões Centro-Oeste e Norte do País, conectando-se ao norte com a Estrada de Ferro Carajás e ao sul com a Ferrovia Centro Atlântica, buscando com isso reduzir o custo do frete para longas distâncias na região, assim como incentivar o desenvolvimento do cerrado brasileiro, contava em 2003 com apenas 215 quilômetros e após assumir o governo o presidente Lula, imprimiu um ritmo mais acelerado às obras, construindo mais 371 Km, ligando Aguiarnópolis a Guarai municípios do Tocantins.
A obras estão em execução no trecho de 978,5 km, entre Guaraí e Anápolis (GO). No PAC-2, será incluído a extensão da Norte-Sul de Anápolis até Estrela D’Oeste, no interior de São Paulo – mais 680 km –, o que vai permitir a ligação com a malha ferroviária paulista e, consequentemente, com o porto de Santos. Será beneficiada uma área de 1,8 milhão de km2, correspondendo a 21,8% do território brasileiro, onde vivem 15,5% da população. Com a Norte-Sul, garantirá uma logística adequada ao escoamento da produção agropecuária e agroindustrial da região.
Reportagem Completa Jornal Reporter Popular
bom é uma otema obra para o pais só falta a transamazonica
ResponderExcluirEspero que o projeto continue, o Brasil precisa disso! Gostei muito do seu blog bastante informativo.
ResponderExcluirvisite minha página: http://astronomiauberlandia.blogspot.com.br/
Grande abraço