Fatos históricos, números, perfis dos presidentes e demais personagens marcantes da história brasileira estão relatados no livro “Vale - Nossa História”, lançado esta semana pela mineradora. Uma dessas histórias é a descoberta acidental do minério de ferro em Carajás, atualmente a maior mina de seu tipo no mundo, e o nascimento da Vale em Itabira (MG), há 70 anos, completados em junho deste ano.
O livro, fruto do esforço de uma equipe de profissionais de diversas áreas da empresa, conta a história da mineradora brasileira desde seu estabelecimento, em Minas Gerais, quando ainda se chamava Companhia Brasileira de Mineração e Siderurgia e valia 200 mil contos de réis, até os nossos dias, quando partiu para conquistar o mundo. Hoje, é a segunda maior mineradora do planeta, emprega cerca de 140 mil pessoas e está presente em 37 países.

O resultado é um livro de 420 páginas ricamente ilustradas, com raras imagens de arquivo dos primórdios da mineração no Brasil e toda a trajetória da empresa, atualmente globalizada e consolidada no cenário internacional. O livro também reúne fotos clicadas por feras do instantâneo, como Jean Manzon, o fotógrafo francês radicado no Brasil, autor de algumas imagens marcantes publicadas em O Cruzeiro.
Com tiragem de 15 mil exemplares, além de ser presenteado em campanhas internas, o “Vale - Nossa História” será distribuído para bibliotecas públicas, escolas e universidades de todo país. A publicação faz parte de projeto de recuperação da memória da mineradora, sendo o primeiro produto um média-metragem de 26 minutos que ganhou, no dia 18 de outubro, o ouro de sua categoria no Cannes Corporate Media & TV Awards. (Com informações da assessoria da empresa).
(Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário