Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Mina de Serra Pelada reabrirá em 2013


Confirmou-se na tarde de ontem a informação que a classe garimpeira da região sul e sudeste do Pará tanto temia: A nova mina de Serra Pelada só reabrirá novamente em meados de 2013. Segundo o diretor executivo de operações da mineradora canadense Colossus, Paulo de Tarso Cerpa Fagundes, disse que desde o início do projeto, a previsão para a reabertura do garimpo nunca foi alterada. "As obras foram iniciadas em meados de 2010 e a data de início da produção comercial da mina de Serra Pelada está prevista para 2013, como afirma a empresa em seu site cooporativo", disse Paulo de Tarso, ressaltando que a empresa nunca anunciou outra data para a nova mina entrar em operação e que a previsão do início dos trabalhos se dará antes do prazo internacionalmente aceito como padrão de instalação de mina de ouro deste porte.
Por outro lado, o presidente da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Gessé Simão, disse na tarde de quarta-feira, 14, que mesmo com a confirmação de que o garimpo só reabrirá no próximo ano, a entidade continuará lutando pelos direitos dos garimpeiros. "É nossa obrigação continuar a caminhada na luta pelos direitos da nossa categoria", afirmou Gessé.
A notícia joga um balde de água fria nas expectativas de milhares de garimpeiros que davam como certo o início das atividades ainda este ano. Na semana passada, a Associação Nacional dos Garimpeiros (Agasp Brasil), fez graves denúncias contra a empresa Colossus, afirmando que a mesma teria utilizado testemunhos e dados finais do relatório de pesquisas que apontam a existência de 19 toneladas de ouro na mina, para captar cerca de 900 milhões de dólares junto à bolsa de valores de Toronto, no Canadá.
Segundo a Agasp Brasil, a Colossus teria empregado menos de 10% na Nova Mina. Em entrevista ao jornal O LIBERAL, Paulo de Tarso, diretor da mineradora canadense, disse que não iria polemizar com a Agasp Brasil e com seus dirigentes, afirmando que a Colossus captou até hoje somente 250 milhões de dólares. "Desse valor, 130 milhões se destinou ao projeto e em compra de propriedades, 20 milhões em exploração e os outros 100 milhões serão destinados ao término do projeto", afirmou.
De acordo com a Colossus, a produção da mina está estimada em 30 toneladas de ouro, além de platina e paládio. A direção da empresa afirma que conforme o contrato firmado entre as partes, a porcentagem que cabe aos 38 mil garimpeiros filiados a Coomigasp é de 25% da exploração, sendo que os outros 75% ficarão com a Colossus. A mineradora Colossus (Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral) afirma ainda que é elevado o potencial de novas descobertas na área do garimpo.

Fonte: EVANDRO CORRÊA
Sucursal Sul e Sudeste do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário