Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2012

Agricultor familiar investe em reflorestamento em Parauapebas


Informação, determinação e planejamento de longo prazo. Estas são algumas das características que compõem o perfil empreendedor. José Orlando Galvino, mais conhecido como padre, é uma dessas pessoas que se destacam no mercado pela visão de negócios.
Há dez anos, ele decidiu fazer um investimento em longo prazo. Plantou cinco alqueires de mudas de uma árvore chamada popularmente de Teca, que serve para fazer móveis finos e construir embarcações. O investimento inicial foi em torno de R$ 72 mil reais, mas esse valor não saiu totalmente do bolso de José Galvino, por ser uma pessoa bem informada, ele soube que madeireiras tinham dívidas junto ao Ibama, que as obrigavam fazer plantação de árvore, com essa informação ele foi atrás dos empresários do ramo de madeireira e conseguiu apoio para plantação de 27 mil mudas de Teca.
O agricultor familiar também foi atrás de todos os órgãos públicos para que sua plantação estivesse de acordo com as normas ambientais. Essa tarefa não foi fácil. Ele precisou ir 36 vezes a Marabá e 11 vezes a Belém, e só conseguiu cumprir essa logística por conta do apoio que a Prefeitura de Parauapebas forneceu, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).
De posse das licenças para comercialização da madeira, passados dez anos, chegou o momento de colher os primeiros resultados. Neste ano, José Galvino exportará para a Índia 1789 m3 de madeira, e o valor médio do metro cúbico ficará em torno de R$ 308,50. “Eu sempre falo para as pessoas que não tem nada que dê mais lucro do que reflorestar, até por que não trás resultados só pra você e sim para o mundo todo”, afirma o agricultor.
Com o exemplo de sucesso deste empreendedor rural, o Secretário de Produção Rural, Clóvis Laurindo, informa que iniciará planejamento para criação de um programa específico que promova esse tipo de investimento por parte dos agricultores familiares, a meta é lançar este novo programa na III Festa da Agricultura Familiar, que se realizará em junho deste ano.
Fonte: Ascom PMP 




Nenhum comentário:

Postar um comentário