Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

TRE testa as urnas que serão usadas durante o plebiscito

As cerca de 16 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas durante o plebiscito de dezembro, que decidirá sobre a possível divisão do Pará para a criação dos Estados de Carajás e Tapajós, já estão sendo testadas desde o último dia 19 de setembro, no Depósito de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Pará TRE-PA, em Ananindeua.
De acordo com Antônio Mário de Almeida, da Seção de Logística de Urnas Eletrônicas (SELUE) do TRE-PA, mais de 450 urnas estão sendo testadas por dia por servidores do Tribunal, que se revezam a cada 15 dias.
“Essa manutenção é necessária para detectarmos se as urnas apresentarão defeitos nas baterias, telas e teclados, por exemplo. É chamado de teste exaustivo, porque ficam durante 6 horas passando por esse processo. Tudo isso para que a eleição transcorra normalmente, e um menor número de urnas apresente defeitos durante o plebiscito”, ressalta Almeida.
Segundo ele, esta é a primeira fase de manutenção preventiva que está sendo realizada nas urnas modelo 2009, que irão para o interior do estado. “Depois, passaremos para o teste das urnas modelo 2004, que serão utilizadas em Belém”, reforça.
Ainda este mês, mais de 200 urnas eletrônicas serão enviadas para as 104 Zonas Eleitorais do Pará, com objetivo de treinar o eleitor para o plebiscito que ocorrerá no dia 11 de dezembro em todo o Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário