Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pará terá reforço contra dengue em 46 municípios


O Ministério da Saúde apresentou ontem um conjunto de ações estratégicas para enfrentamento da dengue neste final de ano e início de 2012. Para isso, divulgou municípios que serão prioridade no plano nacional de ação contra a dengue. No Pará, 46 municípios, de várias regiões do Estado, estão inclusos. Entre as medidas destacam-se o incentivo financeiro a um total de 989 municípios para qualificação das ações de prevenção e controle da doença, além do monitoramento da situação epidemiológica pelas redes sociais.
O novo plano também contará com a ampliação da realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti), que atingirá 556 municípios, e a revisão e atualização do protocolo de manejo clínico para atendimento de crianças e adultos com a doença. Os municípios foram divididos por número de habitantes. No Pará, foram escolhidos 21 municípios com menos de 50 mil habitantes, 15 entre 50 e 100 mil, oito entre 100 e 300 mil, um de 300 a 500 mil (Ananindeua) e um acima de um milhão de habitantes (Belém).
BALANÇO
De acordo com o balanço epidemiológico, até setembro deste ano, foi registrada uma redução de 40% no número de casos graves da doença, 25% no número de óbitos e 24% nos casos notificados no país, em comparação com o mesmo período de 2010. O Pará não seguiu essa vertente. Conforme dados do Departamento de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), em 2010 o Estado registrou 9.089 casos confirmados de dengue. Até o momento, são 25 mil e 80 casos notificados e mais de nove mil casos confirmados. Os principais focos da doença estão nos municípios de Belém, Santarém, Altamira, Marabá, Parauapebas e Itaituba.
Ver Mais no Diario do Pará, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário